Como encontrar um emprego de verão no estrangeiro

As férias podem ser uma excelente oportunidade para investir na sua carreira e desenvolver as suas competências. Quer seja estudante ou esteja desempregado, conheça os portais de emprego e sites de instituições que oferecem informações sobre trabalho fora de Portugal.

O verão pode ser uma boa altura para quem está a pensar em procurar uma experiência de trabalho num outro país para adquirir mais competências. Também é o momento ideal para recorrer a bolsas e programas de estágio na Europa ou em outros países fora da União Europeia.

O Business Insider preparou um guia sobre como encontrar trabalho no estrangeiro, sugerindo portais de emprego e de instituições.

Portais de emprego generalistas

Desde portais genéricos de emprego até aos mais especializados em ofertas internacionais, existem muitos sites onde pode procurar trabalho no estrangeiro.

Antal: especialista global em recrutamento que permite procurar trabalho em países dos cinco continentes.
Anyworkanywhere: ofertas de emprego, voluntariado e informações sobre vistos em todo o mundo.
Europa.jobs: plataforma de procura de emprego em países europeus que liga trabalhadores a empresas.
EuroJobs: portal de emprego que permite procurar trabalho em 42 países europeus.
Infojobs: este portal de emprego permite pesquisar ofertas de emprego no exterior.
Irisjobs: ofertas de emprego na Irlanda, onde é possível selecionar empregos de verão.
Jobdété: ofertas de trabalho temporário e de verão focadas na França.
LinkedIn: a popular rede social de emprego permite que procure trabalho e entre em contato com profissionais globalmente.
Nordjobb: empregos sazonais nos países nórdicos.
Seasonworkers: especializado em trabalho temporário com uma seção específica para ofertas de emprego de verão em várias partes do mundo.
SummerJobs: portal onde pode encontrar empregos de verão e empregos temporários em acampamentos, parques de diversões, resorts, hotéis, etc.

Portais de emprego por setor

1. Trabalhar como au pair no estrangeiro
Está disposto a adquirir experiência profissional e pessoal noutra cultura e a tornar-se membro temporário de uma nova família? Então, ser au pair pode ser a oportunidade adequada para si!

Os jovens que trabalham como au pair tomam conta das crianças de uma família, podendo também ter de ajudar nas tarefas domésticas. Em contrapartida, a família oferece o alojamento com pensão completa e algum dinheiro para as despesas do dia a dia. Pode escolher a duração da sua experiência, alguns meses ou até mesmo um ano ou mais. Terá seguro de saúde e proteção social, mas as despesas de viagem ficam, em princípio, a seu cargo.

A menos que tenha contactos pessoais, o melhor a fazer é dirigir-se a uma agência ou organização especializada, cujos serviços são por norma remunerados.

Sites de emprego como au pair:
Aupair.com
AupairWorld
Findaupair
Associação de Agências britânicas de Au Pair (BAPAA)

3. Trabalho em Hotéis, Albergues e Hotelaria
Hotelaria e turismo reforçam geralmente as contratações durante a época alta de verão.

Sites de emprego em turismo e hotelaria:
Hosco
Caterer
LeisureJobs
Resoemploi

Portal da Mobilidade Profissional EURES

O Portal Europeu da Mobilidade Profissional da Rede Eures é um espaço fundamental para quem pretende trabalhar num país europeu.

EURES é a rede europeia de serviços de emprego que visa facilitar a mobilidade dos trabalhadores a nível transnacional e transfronteiriço, no âmbito do Espaço Económico Europeu (EEE) (os 27 Estados-Membros da União Europeia, a Noruega, Liechtenstein e a Islândia) e Suíça – uma área que integra atualmente 31 países.

Oferece serviços de informação, aconselhamento e apoio à colocação / recrutamento, promovendo o contacto entre candidatos a emprego e empregadores interessados em recrutar fora do país.

Em Portugal, esta rede está integrada: no Instituto do Emprego e Formação Profissional, no Continente; no Instituto de Emprego da Madeira; na Direção Regional para o Emprego e Qualificação Profissional, nos Açores – e disponibiliza 37 Conselheiros EURES, presentes nas várias regiões do país.

Bolsas para trabalhar no exterior

As instituições a nível europeu e internacional oferecem frequentemente estágios e bolsas de estudo para trabalhar no estrangeiro. Se frequenta uma pós-graduação, as universidades também costumam ter programas de intercâmbio e emprego a nível internacional.

Comissão Europeia: onde encontrar os programas disponíveis para estágios profissionais na Comissão Europeia.
CIEE: organização sem fins lucrativos para estudo no estrangeiro e intercâmbio tanto nos EUA como em outros países do mundo.
IAESTE: The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience é uma organização internacional presente em mais de 80 países, em cinco continentes. Fundada em 1948, a IAESTE proporciona a mobilidade de estudantes do Ensino Superior entre os países participantes, para a realização de estágios remunerados, em ambiente profissional, na sua área de formação.
Parlamento Europeu: portal com toda a informação necessária para trabalhar no Parlamento Europeu.
Portal de Emprego da ONU: aqui encontrar informação para colaborar e trabalhar para a ONU.
Portal Europeu da Juventude: oferece aos jovens informações sobre oportunidades dentro e fora da Europa em termos de trabalho, estágios e voluntariado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados