Comissão Europeia apresenta relatório sobre Green Bonds NextGenerationEU

A Comissão publicou o seu primeiro relatório de alocação de Green Bonds NextGenerationEU que revela que os fundos permitiram investimentos sustentáveis.

O relatório apresentado pela Comissão Europeia relativo aos Green Bonds NextGenerationEU (NGEU) revela em que Estados-membros, bem como as áreas, em que foram aplicados os rendimentos das obrigações verdes NextGenerationEU.

De acordo com a informação disponibilizada, até agora os Estados-membros reportaram uma dotação total de 13,5 mil milhões de euros de receitas de obrigações verdes para despesas elegíveis. A maior parte do dinheiro foi aplicado na categoria de energia limpa e transportes (55,6%), seguindo-se a categoria de eficiência energética (33,4%). De acordo com o definido na estrutura de títulos verdes da NGEU, os investimentos em energia nuclear e gás continuam a não ser elegíveis para financiamento.

 

 

Geograficamente, e em números absolutos, o maior montante das receitas foi atribuído às despesas verdes em Itália, com 50,7%, seguida da França, com 37,5 %, e pela Grécia com 8,3%. Portugal surge na quarta posição com 1,8%. No total, são sete os Estados-Membros reportaram despesas e que, por conseguinte, utilizaram obrigações verdes da NGEU  para financiamento.

No seu primeiro relatório dedicado a esta temática a CE mostra que os fundos possibilitaram investimentos sustentáveis e revela o alinhamento das medidas financiadas pelos Títulos Verdes com as atividades económicas previstas na Taxonomia da UE. É objetivo da Comissão continuar a publicar os relatórios sobre a repartição das receitas, uma vez por ano, até que todas as receitas tenham sido atribuídas a medidas ecológicas e sustentáveis.

Comentários

Artigos Relacionados