CML e Startup Lisboa procuram ideias para resolver o problema das casas vazias em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa (CML), em parceria com a Startup Lisboa, lançou uma iniciativa para arranjar soluções para as casas vazias da capital.
O Hackathome promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Startup Lisboa, dirige-se aos jovens, universitários, que pretendam dar resposta ao desenvolver ideais inovadoras, tecnológicas e sustentáveis para dar uma nova vida às cerca de 48 mil casas vazias na capital portuguesa.
A iniciativa procura ideias que combatam os processos burocráticos e que simplifiquem a informação disponível sobre as casas vazias a quem quer comprar ou arrendar casa em Lisboa.
Assim, entre 28 e 29 de maio, durante 24 horas, as 15 equipas selecionadas, compostas por três a cinco membros – com formação em áreas diversas e perfis de tecnologia, gestão, engenharias ou arquitetura – terão como missão pensar soluções digitais e sustentáveis (ao nível social, ambiental e económico) que possam ser implementadas na cidade para ajustar a oferta e a procura de habitação.
As equipas apresentarão as suas propostas a um júri composto por elementos da autarquia, da Startup Lisboa, parceiros e especialistas. O primeiro lugar receberá um prémio monetário de 7 mil euros, o segundo de 2 mil euros e o terceiro lugar de mil euros. As inscrições estão a decorrer.