CCIP e Católica lançam 2ª edição do programa para acelerar internacionalização das empresas

A 2ª edição do programa de formação “Da exportação à Internacionalização” no âmbito da Academia CEO arranca a 3 de outubro na Católica-Lisbon. As inscrições decorrem até 26 de setembro.
A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em parceria com a Católica International Business Platform e a Católica Lisbon Executive Education anunciam a segunda edição do programa “Da Exportação à Internacionalização”, que terá início a 3 de outubro. As inscrições já estão abertas.
Os participantes que concluírem este programa de cinco dias de formação tornar-se-ão membros da Academia CEO Future Ready for Global Business, uma comunidade dedicada a acelerar o crescimento internacional das empresas portuguesas através da partilha de experiências e cocriação de soluções para superar desafios comuns.
O programa “Da Exportação à Internacionalização” de 42 horas tem como objetivos “criar uma moldura estratégica que facilita a decisão C-level na empresa; abordar questões emergentes de geopolítica, economia, cultura e tecnologia; alinhar frameworks de gestão estratégica avançada; ativar core skills para liderança transformacional e pensamento sistémico“, explica a CCIP em comunicado.
O programa foi desenhado segundo a metodologia active-learning e inclui a discussão de cinco casos de empresas portuguesas, o debate com seis palestrantes de referência, a visita a duas empresas portuguesas, conduzidas pelo CEO, três dinâmicas de grupo para ativar core skills de liderança transformacional, um questionário final de autodiagnóstico e entrevista de follow-up após três meses.
Para João Pedro Guimarães, secretário-geral da CCIP, “esta iniciativa vem colmatar uma lacuna na formação C-Level e aporta mais-valias únicas para o ecossistema de internacionalização, dotando os nossos empresários e gestores de ferramentas para que possam enfrentar os desafios do mundo atual e, assim, levar o país a uma rota de crescimento económico sustentado”.
Já Margarida Ramalho, diretora da Academia CEO Future Ready for Global Business, adianta que “queremos promover a mudança de mindset, assumir uma atitude empresarial global e colaborativa. Não temos escala, precisamos de explorar sinergias entre empresas portuguesas com dimensão e sólida presença nos mercados internacionais, que queiram explorar oportunidades de crescimento acelerado de forma sustentada. Este é o esteio para catalisar o ecossistema nacional de internacionalização.”