Biotech espanhola liderada por portugueses levanta 1 milhão de euros para o diagnóstico precoce de cancro

A Flomics Biotech quer entrar no mercado, em 2024, com um primeiro teste para detetar o cancro do pulmão e do colon, e depois com uma versão atualizada para a deteção de cinco tipos de cancro.
A Flomics Biotech, uma start-up de biotecnologia com sede em Barcelona dedicada à deteção precoce de cancro, fechou uma ronda de financiamento privada no valor de um milhão de euros. Os fundos serão utilizados para impulsionar os ensaios pré-clínicos para a deteção de cinco tipos diferentes de cancro, através de apenas uma amostra de sangue.
A ronda foi liderada por um Family Office, com sede nos Estados Unidos e com um portfolio de investimentos em biotech e tecnologia, e contou ainda com business angels nacionais e internacionais, e com Arcano ImasD, o veículo de inversão R&D gerido pela firma espanhola Arcano Partners. Esta ronda de investimento privado foi complementada com outras ajudas e bolsas públicas premiadas à Flomics ao longo do último ano, ultrapassando os 500 mil euros em investimento não diluído.
“Este apoio financeiro e o capital angariado nesta ronda permite ampliar os nossos estudos pré-clínicos com coortes maiores na deteção de diferentes tipos de cancro em colaboração com vários hospitais, em particular no cancro do cólon e cancro do pulmão, que são o que se encontram em fases de desenvolvimento mais avançadas. Continuaremos também a explorar outras oportunidades no que toca ao desenvolvimento de diagnóstico, prognóstico e estratificação de outras doenças complexas, como a Covid-19”. diz João Curado, CEO e cofundador de Flomics, citado em comunicado.
A Flomics foi criada por investigadores e empreendedores portugueses e espanhóis do Centro de Regulação Genómica (CRG) e da Universidade Pompeu Fabra (UPF) de Barcelona, em 2018. A empresa trabalha no campo da genómica, biopsia líquida e na sequenciação de nova geração (do inglês Next-Generation Sequencing – NGS), focando-se no diagnóstico precoce de cancro.
O produto principal da Flomics é um teste baseado em biopsias líquidas de nova geração que permite a deteção precoce e antecipada de doenças como o cancro, a partir de uma amostra de sangue. Atualmente, a tecnologia encontra-se em fase de validação pré-clínica em colaboração com o Hospital Clinic de Barcelona e o Biobanco do Sistema Sanitário Público de Andaluzia.
A Flomics pretende entrar no mercado com um kit de triagem para a deteção de cancro do cólon e do pulmão em 2024, seguida de uma versão atualizada para cinco tipos diferentes de cancro em 2026.
Em paralelo com o desenvolvimento do produto de diagnostico de cancro, a Flomics também presta serviços de genómica para vários tipos de projetos. Estes serviços centram-se no apoio bioinformático na análise automatizada de dados de sequenciação NGS, utilizando a recentemente lançada plataforma cloud Stratus disponível em qualquer lugar e em qualquer momento.
A Flomics conta com o apoio do Ministério de Ciência e Inovação de Espanha, ACCIÒ da Generalitat da Catalunha e com o Programa de Saúde Europeu EIT Health.