BGI anuncia novo hub europeu para transformar ecossistema de mobilidade de Portugal

O lançamento do programa será já na próxima sexta-feira, dia 15 de outubro. O novo hub pretende implementar soluções de mobilidade urbana inovadoras.

Portugal vai ter um novo hub dedicado às questões da mobilidade urbana. O projeto é da EIT Urban Mobility, do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, e tem como objetivo sensibilizar para a mobilidade, promover ideias e soluções inovadoras e incentivar mudanças positivas para melhorar a situação de tráfego e resolver problemas de mobilidade urbana em todo o país.

O programa vai desenvolver-se em várias cidades portuguesas, para comprovar que a inovação tecnológica, aliada ao espírito empreendedor e ao talento, pode resolver os problemas reais destas ao nível da mobilidade, transformando as áreas urbanas em locais mais exequíveis e com uma mobilidade mais inteligente.

A coordenação do programa é da responsabilidade da BGI – Building Global Innovators, que explicou em comunicado que vai organizar um evento open innovation com vários municípios nacionais, bem como diversas sessões de formação, juntamente com os parceiros IASA e Thales.

O lançamento do programa está marcado para amanhã. Estão confirmadas, entre outras, as apresentações de Bence Huba, gestora do EIT Urban Mobility RIS (Regional Innovation Scheme), de Sofia Fernandes, diretora de Desenvolvimento empresarial do BGI, e Rosário Macário, professora na  Universidade Técnica de Lisboa. Do evento consta ainda um webinar para apresentar a mobilidade urbana do EIT, assim como as atividades previstas para Portugal.

Refira-se que EIT Urban Mobility tem como missão desde incentivar mudanças positivas na forma como as pessoas se deslocam pelas cidades, e pretende ser um agente transformação da mobilidade urbana. Para implementar esta “causa”, esta entidade é cofinanciada pelo EIT até 400 milhões de euros, para o período de 2020/2026.

Comentários

Artigos Relacionados