Quer dar vida a personagens desenhadas pelo seu filho? A Meta pode ajudá-lo.

Os pais podem, agora, fazer upload dos desenhos dos seus filhos e vê-los ganhar vida. Tudo graças a um sistema que utiliza inteligência artificial.

Quer dar vida às personagens desenhadas por crianças? Os investigadores da Meta, a empresa-mãe do Facebook, desenvolveram um método que utiliza a inteligência artificial para automaticamente animar figuras desenhadas pelas crianças: figuras que representam pessoas ou personagens com características humanas (por exemplo: um personagem com dois braços, duas pernas, cabeça, etc).

Ao fazer upload dos desenhos no sistema protótipo, os pais e crianças podem ver os seus desenhos “ganhar vida”, pondo estes personagens a dançar, pular e saltar. E podem, até, descarregar um vídeo dos seus desenhos animados para partilhar com amigos e família ou autorizar que sejam utilizados para continuar a ensinar o sistema de IA.

“A maior parte das ferramentas de inteligência artificial consegue lidar bem com imagens realistas de humanos – mas os desenhos de crianças acrescentam um nível de variedade e de imprevisibilidade que torna a tarefa de identificar o que está a ser retratado muito mais complexa. O objetivo da Meta foi construir um sistema de inteligência artificial que consegue identificar e automaticamente animar figuras que se assemelham a pessoas representadas nos desenhos de crianças com uma alta taxa de sucesso e sem qualquer apoio humano”, explica a empresa em comunicado.

Mas como é que funciona? A Meta desenvolveu um sistema que ensina a inteligência artificial a identificar figuras que se assemelham ao ser humano. Depois deste processo, a figura que se assemelha a uma pessoa é isolada, sem incluir mais nada na página, para que a figura que é animada se torne o mais parecido aquilo que a criança pretendia retratar.  A partir daqui, os pontos de referência das articulações da figura são identificados para que a animação se mova de uma forma apelativa. Uma vez que todos os passos estão concluídos, a figura está pronta a ser animada.

A empresa revela que, ao ensinar a inteligência artificial a funcionar de forma eficaz nos desenhos das crianças,  espera que este projeto aproxime os investigadores do objetivo de criar uma IA  capaz de compreender o mundo de uma perspetiva humana.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados