As melhores cidades do mundo para comer bem

San Sebastian, em Espanha, e Tel Aviv, em Israel, foram eleitas pelos leitores norte-americanos da publicação de viagens Condé Nast Traveler como as melhores cidades do mundo para se comer bem.

São muitos os motivos para visitar uma cidade. A gastronomia local é um deles. Quer se trate de comida de rua, cozinhas com estrelas Michelin, culinária clássica ou especialidades regionais, há cidades que são conhecidas mundialmente pelas suas proezas culinárias.

Aqui estão as 10 melhores cidades para comer bem, segundo o ranking do Readers’ Choice Awards 2023, da reputada revista Condé Nast Traveler.

1. San Sebastián, Espanha
É impossível pensar em San Sebastián sem pensar em comida. Considerada a capital gastronómica da Espanha, graças aos seus frutos do mar excecionalmente frescos, restaurantes com estrelas Michelin, pintxo lendários e cheesecake de comer e chorar por mais, San Sebastián encanta pela sua oferta gastronómica.

2. Tel Aviv, Israel
Esta cidade é conhecida pela sua vida noturna, praias e comida. Com mais de 4 mil restaurantes, que vão desde espaços de comidas de rua até espaços com estrelas Michelin. Entre os pratos tradicionais encontram-se o falafel, shawarma, shakshuka e humous. Há também comida no fogo, onde a couve-flor, a beterraba e a batata-doce são as estrelas, servidas simplesmente em papel pardo e acompanhadas por uma cerveja gelada.

3. Nápoles, Itália
Pizza, pizza e mais pizza confeccionada com massa leve e húmida, com tomate San Marzano fresco, azeite, mussarela de búfala cremosa e manjericão fresco. Muitos lugares usam coberturas inovadoras, mas às vezes as opções mais simples são as melhores. Depois de se fartar da pizza clássica, opte pele “pizza frita” (comida de rua frita).

4. Cidade do México, México
A Cidade do México é atualmente uma das cidades gastronómicas mais interessantes da América do Norte e está a colocar a comida mexicana no mapa mundo. Tortillas, burritos, tacos, cochinita pibil, nacho, guacamole, chili com carne, polvorón e pozole são algumas das iguais. Há espaços para todos os gostos, cantinas para cocktails, petiscos picantes e bons momentos, cafetarias tradicionais para beber um café, restaurantes sofisticados que desafiam os limites e comida de rua para uma experiência local.

5. Málaga, Espanha
Não só foi eleita uma das cidades mais amigáveis da Europa, como agora está entre as melhores cidades para os amantes da gastronomia, segundo a revista Condé Nast Traveler. O prato mais famoso de Malága são as sardinhas, grelhadas na perfeição nos chiringuitos espalhados pelas praias. Noutros locais, procure o ajo blanco, também conhecido como gaspacho branco, uma sopa fria com pão, amêndoas, alho e azeite ou o gaspachuelo, uma sopa quente de peixe, além das tapas tradicionais acompanhadas de um digestivo de vinho doce Málaga Virgen.

Roma, Itália
« de 3 »

6. Cidade de Quebec, Canadá
Passeie pelas ruas de paralelepípedos deste belo Património Mundial da UNESCO e renda-se à oferta gastronómica. Os pratos a destacar são o infame poutine (uma mistura de batatas fritas, coalhada de queijo e molho) com variações servidas na maioria dos restaurantes, o tourtière, uma tradicional tarte de carne e crepes clássicos, bem como carnes fumadas, queijos e guloseimas com xarope de acer.

7. Melbourne, Austrália
Mais conhecido pelo seu cenário próspero de brunch, Melbourne é o lar da cultura de cafés, onde pode experimentar ovos Benedict, panquecas empilhadas e torradas de abacate a qualquer hora do dia. Mas também há aqui uma mistura inebriante de influências e sabores gregos, italianos, vietnamitas, libaneses, etíopes e chineses – muitas vezes em lugares inesperados. Procure macarrão num estacionamento de vários andares ou uma micropadaria artesanal numa garagem; este é um lugar inovador, emocionante e criativo para comer, diz a revista norte-americana.

8. Vitória, Canadá
Vitória pode ser uma das cidades gastronómicas menos conhecidas do Canadá, mas está está a tornar-se num destino saboroso graças à sua mistura de influências e aos produtos locais. Nesta cidade pode encontrar quase todos os pratos que são preparados com o mais elevado padrão de qualidade. Há bares de ostras, ramen ao estilo de Tóquio, sushi, Bánh mì, tapas e massas artesanais.

9. Roma, Itália
É fácil comer muito bem na “Cidade Eterna”, principalmente se gosta de massas: pratos fumegantes de cacio e pepe, carbonara e bucatini picante all’Amatriciana são servidos por toda a cidade. Procure outros clássicos regionais, como Gnocchi Alla Romana, supplì (semelhante ao arancini), carciofi alla giudìa (alcachofras fritas judaicas), saltimbocca (um prato de vitela) e pizza fina.

10. Seul, Coreia do Sul
A comida coreana é apreciada em todo o mundo, mas pode encontrar as suas melhores iguarias em Seul. Descubra as alegrias do churrasco coreano, com bulgogi (finas tiras de carne marinada) e pedaços carbonizados de hanwoo (carne coreana), frango frito coreano, jjapaguri (macarrão instantâneo com bife), que ficou famoso com o filme Parasita, ensopados picantes de carne de porco kimchi e bibimbap clássico – tudo regado com bastante soju (vinho de arroz destilado) e makgeolli (vinho de arroz fermentado).

Comentários

Artigos Relacionados