Com a opção de trabalho híbrido-flexível a aumentar, as organizações deveriam começar a pensar em ferramentas para ajudar as equipas a manterem-se ligadas e eficientes. Eis alguns itens indispensáveis ​​para potenciar a produtividade em 2021.

Foram muitas as empresas que, com o avançar da pandemia da Covid-19, incentivaram os colaboradores a trabalhar a partir de casa. E parece que a tendência de trabalho remoto não vai terminar tão cedo, apesar de algumas companhias já estarem a funcionar a partir das suas instalações alguns dias por semana.

Um estudo realizado pela Owl Labs, no Reino Unido, conclui que 55% dos trabalhadores em tempo integral estão a migrar para uma função mais híbrida, com um a quatro dias nas instalações das empresas; 65% consideram que, à medida que regressam ao local de trabalho, devem ter à sua espera material de proteção pessoal gratuito, como toalhitas antibacterianas e máscaras.

Além de higienizar o material de escritório, as organizações deveriam começar a pensar nas ferramentas necessárias para que os funcionários e equipas se mantenham ligados e eficientes. São itens indispensáveis ​​que inauguram a era do local de trabalho híbrido-flexível e que potenciam a produtividade em 2021, como os cinco que se seguem, sugestão do site Silicon Canals:

Secretária de pé
Grande parte das pessoas que trabalham em casa deve ter adotado uma postura inadequada devido à falta de mobiliário adequado. É importante, por exemplo, incorporar secretárias de pé que deem a opção de esticar as pernas enquanto se mantém o foco. Estas secretárias permitem-lhe alongar as costas, esticar o pescoço e ombros ao longo do dia.

Cadeira de escritório ergonómica
É essencial ter uma cadeira de escritório ergonómica para manter uma boa postura e evitar problemas nas costas. Por exemplo, uma cadeira com um encosto que se adapte ao formato da coluna vertebral e ajustável às necessidades de pessoas de diferentes estaturas. Se for reclinável, para que possa relaxar periodicamente, tanto melhor.

Óculos com filtro de luz azul
Vários estudos concluíram que os óculos com filtro de luz azul permitem aumentar a produtividade no local de trabalho. Ao diminuírem a quantidade de luz que incide nos olhos ajudam a reduzir o cansaço visual de quem está horas em frente ao computador e num ambiente com luz artificial. Desta forma, os funcionários não se cansam tanto ao longo do dia, o que tem efeitos positivos nos resultados do trabalho.

Câmara para videoconferências all-in-one
Estas câmaras multifuncionais dão aos colaboradores em teletrabalho a sensação de que estão na sala de conferências. Assim, vão sentir-se mais envolvidos nas conversas. Há dispositivos de videoconferência que, inclusive, detetam quem está a falar e ajudam a mudar o foco para a pessoa em destaque.

Lâmpadas SAD
A depressão sazonal (SAD – Seasonal Affective Disorder) é uma preocupação real e é provável que este ano tenha aumentado devido à tendência de trabalho remoto. O transtorno SAD é prevalente porque não há muita exposição ao sol e os níveis de vitamina D são baixos. A fototerapia é uma solução, sendo que as lâmpadas SAD estimulam a hormona produzida pelo cérebro, melhorando assim o humor e fazendo com a pessoa se mantenha produtiva.

Comentários