5 provas de que partir à aventura potencia o seu lado empreendedor

Conheça cinco aspetos que mostram como viajar e partir à aventura melhora as suas aptidões e competências enquanto empreendedor.

Viajar pode ser uma solução para se libertar do stress, conhecer novas culturas e esquecer, durante alguns dias, o trabalho. Há várias razões para viajar, mas, segundo Blake Snow, há cinco motivos que mostram que partir à aventura melhora o lado empreendedor que há em nós.

Como o escritor freelancer explica num artigo publicado no Entrepreneur, enquanto há pessoas que viajam em negócios e preferem ficar confortavelmente no seu quarto de hotel, sem sair da sua zona de conforto, há também os aventureiros, que preferem explorar o que há à sua volta e que usufruem da oportunidade que lhes foi dada. Blake Snow vê este último exercício como uma experiência enriquecedora, especialmente se olharmos para as viagens do ponto de vista educativo.

Dito isto, eis as cinco melhorias que o autor descreve ter sentido depois de partir à aventura nas suas viagens:

  1. Encontrar inspiração

Quando viajamos para países desconhecidos, onde nos esperam ambientes e culturas às quais não estamos habituados, temos a oportunidade de ver o mundo de outra perspetiva. Conseguimos diagnosticar os problemas e desafios que nos são colocados de outra forma. Enquanto que isto pode acontecer em viagens de negócios, Snow explica que a probabilidade de isto acontecer em viagens ditas “normais” é substancialmente maior. Isto porque, como explica, as viagens de negócios não conseguem ativar o nosso subconsciente a resolver problemas.

  1. Resiliência adaptável

Os erros acontecem mais frequentemente quando estamos fora da nossa zona de conforto. O facto de estarmos num país que não conhecemos não só nos coloca fora da nossa bolha e nos obriga inevitavelmente a errar e a tentar remediar a situação, como também apura a coragem para nos ajudar a superar a rejeição associada ao mundo do empreendedorismo.

  1. Ler melhor as pessoas

Snow acredita que uma comunicação clara e transparente pode reduzir substancialmente os problemas associados aos negócios. Partir à aventura no estrangeiro onde estamos expostos a línguas, dialetos e estilos de comunicação diferentes, traz-nos um entendimento melhorado de como os humanos conseguem interagir uns com os outros com sucesso. O escritor refere que uma das melhores maneiras de aprendermos a influenciar e cativar as pessoas começa por nos expormos a linguagens e formas de comunicar diferentes.

  1. Liderar em vez de gerir

Este é um aspeto em que as viagens melhoram indiretamente a sua empresa. Enquanto que gerir um negócio de uma forma tradicional pode ajudar a manter uma empresa, é a liderança que traz novas ideias que potenciam o crescimento do negócio. O facto de viajar e de se manter incontactável faz com que os seus colegas e colaboradores tenham de desempenhar a sua função. Isto não só os torna mais independentes, como também cria uma janela para que possa dedicar mais tempo à inovação.

  1. Melhora a confiança

Quando nos metemos em aventuras e fazemos algo pouco comum ganhamos o respeito de quem está à nossa volta. Snow é um bom exemplo disso. O escritor conta que fica espantado com a quantidade de vezes que já causou boa impressão, ou fechou negócios, por simplesmente ter partilhado algumas aventuras que passou.

*Fotografia de Didin Emelu

Comentários

Artigos Relacionados