Altice e Huawei criam laboratório para desenvolver internet das coisas em Portugal
A parceria entre as empresas visa desenvolver soluções com a tecnologia da internet das coisas. Para tal, vai ser criado um novo laboratório em Lisboa.
O Grupo Altice e a Huawei anunciaram uma parceria que pretende criar um ecossistema que potencie o desenvolvimento de novas soluções no âmbito da Internet das Coisas – Internet of Things (IoT). O objetivo é agilizar a criação de novos serviços que beneficiem os clientes de ambas as empresas em todo o mundo.
A parceria pretende promover o crescimento de novos serviços e acelerar a adoção de novas tecnologias no âmbito da Industria 4.0 e Smart Cities. Para tal, as empresas irão avançar com a implementação de um ecossistema que promova o desenvolvimento de inovadoras soluções IoT, que poderão ser adotadas em áreas como a telemetria, a automação industrial, a agricultura e a monitorização ambiental, explicam as empresas em comunicado.
O Laboratório IoT, que irá nascer em Portugal através da PT, terá acesso aos mais recentes recursos tecnológicos para desenvolver novos modelos de serviços e negócio, através de processos de experimentação tecnológica, prototipagem de serviços e desenvolvimento de soluções e equipamentos.
“Através da PT em Portugal e da SFR em França, o Grupo Altice e a Huawei vão explorar a tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT), comprometendo-se a colaborar na implementação de uma rede de NB-IoT end-to-end disponibilizando uma melhor cobertura e capacidade para interligação massiva de dispositivos”, lê-se no mesmo documento.
Recorde-se que esta semana a Altice também passou a integrar a aliança Next Generation Enterprise Network Alliance – ngena, fundada em 2016, durante a feira de Barcelona, pelas operadoras CenturyLink, Deutsche Telekom, Reliance Jio, and SK Telecom.