Start-up usa blockchain para localizar veículos roubados em todo o mundo

Uma nova solução geotecnológica criada através de uma parceria entre a criptomoeda Nodle e a seguradora francesa Roole permitirá encontrar veículos roubados em todo o mundo.

A equipa de desenvolvimento da criptomoeda Nodle, com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, anunciou uma parceria com a seguradora francesa Roole, para utilizar a tecnologia blockchain para localizar veículos roubados.

A solução funciona através de tags Bluetooth incorporadas nos veículos que usarão o poder de conectividade dos telemóveis e de outros dispositivos IoT (Internet das Coisas) para indicar a localização do veículo.

Segundo a Nodle, recorrendo à API on-chain da empresa, todo o processo de procura começa com a notificação do proprietário do carro roubado. A partir daqui, a tecnologia inicia a procura da tag associada ao veículo em questão, sendo que todo o processamento, desde a procura até a efetiva localização do automóvel, é baseado em princípios de privacidade, onde nenhum dado pessoal, como nome ou sobrenome, é recolhido.

A Nodle garante que a sua rede descentralizada trabalhará para detetar a tag e, quando esta for localizada, a informação será direcionada com segurança criptográfica à Roole.

“Vários sensores inteligentes de baixo custo evitam a desmontagem de veículos roubados, uma prática comum na Europa, onde os veículos roubados são vendidos para obter peças”, explica Thomas Fournier, CEO da Roole, acrescentando que “se um carro for roubado em França, por exemplo, e se for parar a outro país, há uma boa probabilidade de o encontrar, graças à nossa parceria com a Nodle Network”.

De acordo com a Nodle, com uma rede alimentada por smartphones, que atualmente regista mais de 600 mil token holders ativos espalhados pelo mundo, a Nodle Network possui abrangência global. Portanto, “o veículo roubado pode ser localizado em qualquer lugar do mundo onde a Nodle estiver”, garante.

Para estimular a expansão da rede descentralizada da marca, os utilizadores podem contribuir ao instalar a app no telemóvel e serão recompensados com a criptomoeda NODL, já listada na Kraken, Gate.io, Huobi, MEXC Global, Ripio, BitcoinTrade e no Mercado Bitcoin.

Comentários

Artigos Relacionados