Tangível assinala World Usability Day com webinar

Amanhã celebra-se o Dia Mundial da Usabilidade (World Usability Day) e para assinalar a data a Tangível promove um webinar sobre o tema.

“User Experience e Inteligência Artificial” foi a temática escolhida pela Tangível, empresa especializada em human-centered design, para o webinar que vai realizar amanhã, pelas 9 horas, com a participação do professor catedrático Nuno Jardim Nunes, do Instituto Superior Técnico, que irá abordar os desafios e as oportunidades nas áreas de user experience e da inteligência artificial. André Carvalho e José Campos, co-CEO da Tangível, vão falar de “O essencial é invisível aos olhos”, e Sandra Mouta, Head of Training de “User Experience e os seus psicofactos”.

A iniciativa realiza-se exatamente no Dia Mundial da Usabilidade  – a usabilidade é uma medida que avalia o quanto um produto ou serviço é fácil de utilizar -, como forma destacar a sua importância e o seu papel como um fator competitivo importante e com impacto direto no aumento das vendas. Muitas vezes, a usabilidade pode mesmo ser determinante na escolha entre dois concorrentes.

André Carvalho frisa que “a usabilidade é um fator transversal e essencial da transformação digital. As pessoas tornaram-se muito mais exigentes no que diz respeito à facilidade de utilização dos sites e apps que usam. Hoje há um gap ainda muito grande entre a experiência de usar as apps Uber, airBnB, um iPhone, o MB WAY, ou a Amazon, e, por exemplo, o site da Segurança Social ou outros sites do Estado e alguns bancos”.

Por isso, José Campos sustenta que “apostar na transformação digital sem pensar nos clientes, utilizadores ou utentes, é como vender gato por lebre. O negócio pode ser todo digitalizado, mas se o cliente/utilizador/utente não lhe reconhece utilidade e usabilidade ou facilidade de utilização, não terá aceitação no mercado. Pensar nos clientes é desenhar o negócio centrado nos utilizadores, nas suas expectativas e necessidades reais”.

A par do webinar, a Tangível vai aproveitar o Dia Mundial da Usabilidade para apresentar uma nova marca e posicionamento, mais focados na essência da empresa: simplificar a vida das pessoas.

“A nova marca foca-se na nossa essência: quando um produto ou serviço é verdadeiramente simples, a sua utilização é tão natural que se torna invisível. Este é o aparente paradoxo espelhado na nossa nova marca: apesar do objetivo do nosso trabalho ser invisível para a maioria dos utilizadores, ele é, para os clientes, absolutamente tangível. A inspiração é a famosa frase de St Exupery: “O essencial é invisível aos olhos”, conclui André Carvalho.

Comentários

Artigos Relacionados