São 31 as start-ups que vão representar Portugal no Web Summit no Rio de Janeiro
Portugal vai estar representado por 31 start-ups ligadas a áreas como metaverso, inteligência artificial e blockchain, no Web Summit Rio de Janeiro, que decorre entre 15 e 18 de abril.
O Web Summit Rio vai receber um total de 31 start-ups portuguesas. A segunda edição do evento ‘irmão’ da Web Summit vai decorrer no Rio de janeiro, de 15 a 18 de abril, e contará com a presença de uma delegação portuguesa de 31 start-ups apoiada pela Startup Portugal, em colaboração com o município de Lisboa, das quais 12 participam na conferência no âmbito da iniciativa Business Abroad.
Entre soluções de software, metaverso, inteligência artificial e blockchain, o ecossistema que vai representar Portugal caracteriza-se pela sua diversidade, segundo a Startup Portugal.
A delegação do Programa Business Abroad da Startup Portugal é composta pelas seguintes start-ups:
- careers – Start-up que simplifica o processo de recrutamento, ligando os melhores talentos não tecnológicos às principais empresas tecnológicas através da curadoria de um mercado de talentos não tecnológicos.
- Biometrid – Start-up desenvolveu um centro de low-code para verificação de ID, integração de clientes e autenticação a ser utilizado em todas as indústrias.
- Frontfiles – Maketplace B2B que liga diretamente os compradores de conteúdos aos criadores de conteúdos em todo o mundo.
- ai – Solução que recorre sensores inteligentes e análise avançada de dados para a adaptação às alterações climáticas.
- InAppStory – Plataforma de engagement do cliente através de “Stories” e gamificação in-app.
- Infinite Foundry – Plataforma de metaverso industrial que combina gémeo digital 3D e sensores virtuais para rastrear e otimizar operações em tempo-real.
- Interpretica – Solução de análise de programas que compreende a arquitetura do software e a cadeia de fornecimento do cliente e encontra problemas que podem transformar-se em vulnerabilidades.
- Marvin AI – Plataforma de Inteligência Artificial para gerar apresentações e relatórios automaticamente com base na IA generativa e “large language models”.
- Naoris Protocol – Start-up que, através de Blockchain e swarm AI, transforma dispositivos vulneráveis em pontos de defesa confiáveis.
- Modatta – Modatta é um mercado descentralizado em que as empresas podem pagar diretamente aos utilizadores pelo consentimento de utilização dos seus dados.
- Surf Eye – Start-up que disponibiliza uma rede de câmaras alimentada por IA que regista automaticamente todas as ondas nos melhores locais de surf e piscinas de ondas de todo o mundo.
- uBits Capital – Plataforma avançada para tokenização de ativos, com foco em investimentos em criptografia e soluções DeFi em mercados internacionais.
Estas 12 start-ups já levantaram investimento de venture capital e business angels no total de mais de 13 milhões de euros e empregam mais de 260 trabalhadores.
O programa Business Abroad desde o seu início já levou mais de 270 start-ups portuguesas a eventos tecnológicos internacionais e aos mercados de destino mais relevantes. As restantes empresas participam ao abrigo da parceria com a Câmara Municipal de Lisboa/ Unicorn Factory Lisboa ou estão registadas de forma independente.
No primeiro dia da conferência, 15 de abril, a delegação portuguesa vai reunir-se com os stakeholders locais, num evento organizado pela Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, em colaboração com a Startup Portugal, com a Lisboa Unicorn Capital, numa manhã com várias sessões sobre processos legais, fiscais e oportunidades de negócio no país.
O dia contará com intervenções de António Montenegro Fiúza, presidente da Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro, de Fernanda Tovar-Moll, presidente do Instituto D’Or, e do secretário do Desenvolvimento Económico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro, Francisco Bulhões, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, Gabriela Soares, Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, António Dias Martins, diretor Executivo da Startup Portugal, Luís Rebelo de Sousa, administrador Executivo da AICEP, Artur Pereira, VP, Country Manager Portugal & Brasil na Web Summit, Isabel Advirta, responsável pelo departamento de Emprego, Empreendedorismo e Empresas, entre outras entidades locais ligadas ao empreendedorismo e à inovação, entre outros.
Lista completa de start-ups Portuguesas na Web Summit:
ambi.careers
Biometrid
Dizconto
Enline
Frontfiles
Health4All
Hoopers
Hortee
Greenmetrics.ai
InAppStory
Infinite Foundry
Interpretica
iTRecruiter
Keeptip
Marvin AI
Mediaprobe
Modatta
My Data Manager
Mycareforce
Naoris Protocol
Networkme
Propel
SheerMe
Splink
SpotGames
Surf Eye
Tokenwised
uBits
Vawlt
Wiseworld
Zizu