A Ler: Cérebro e Género

Romper com os mitos associados aos cérebros feminino e masculino é uma das premissas deste livro que se assume como um manifesto para um futuro livre de pressupostos baseados no género.
Utilizando os resultados inovadores do laboratório que dirige, a israelita Daphna Joel, neurocientista de renome internacional, explica que cada cérebro e cada ser humano são um mosaico único de características “masculinas” e “femininas”.
Neste novo livro, em coautoria com Luba Vikhanski, a investigadora desmistifica preconceitos como os que ao longo de gerações afirmavam que as mulheres são profundamente diferentes dos homens. Que são mais sensíveis e cooperantes, enquanto os homens são mais agressivos e sexuais, diferenças que se devem aos respetivos cérebros. Uma explicação biológica para muito do que se passa na vida quotidiana. Isto é exatamente o que as autoras descontroem num livro “esclarecedor, divertido e nunca dogmático, que explica porque devemos esquecer o conceito de que existe um cérebro masculino e outro feminino e apresenta-nos os avanços daí decorrentes para os domínios da medicina, educação, carreiras profissionais e relacionamentos pessoais”, como defendeu Rebecca Jordan-Young, autora de Brain Storm.
Quem escreveu
As duas autoras deste livro têm origens e percursos de vida diferentes. Nascida em Israel, Daphna Joel, 53 anos, é professora de psicologia e neurociência na Universidade de Telavive, em Israel. As investigações que tem desenvolvido recorrem a uma ampla gama de métodos para analisar conjuntos de dados diversificados, que vão das grandes coleções de imagens do cérebro obtidas por ressonância magnética à informação recolhida em inquéritos. Daphna Joel combinou o seu saber de neurocientista com o interesse por estudos de género para revolucionar os domínios do sexo, do cérebro e do género.
Por seu turno, Luba Vikhanski é formada em jornalismo, pela Universidade de Nova Iorque, e trabalha como redatora especializada em ciência no Weizmann Institute of Science em Israel. Escreveu três livros, entre os quais “Immunity: How Elie Metchnikoff Changed the Course of Modern Medicine”, e é autora de múltiplos artigos publicados no The New York Times, Medicine, Nature e Jerusalem Post.
Temas Chave
Neurociência, género, sexo, sociedade
Ficha Técnica
Título: Cérebro e Género
ISBN: 9789896446123
Edição: março 2020
Editor: Temas e Debates
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208