Empreendedores lançam clube para ajudar crianças a mudar o futuro
O The Brave Generation Entrepreneurs Club For Kids está de portas abertas para todas as crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. As inscrições estão abertas no site da iniciativa.
Imagine uma nova geração de seres humanos com ideias claras sobre o mundo, conscientes do seu papel na sociedade, recursos ilimitados para desenvolver o seu potencial criativo e sensibilizados pela urgência de transformar este planeta numa casa confortável para todos os que nele habitam.
Imagine agora uma equipa de líderes e empreendedores de sucesso, disponíveis a partilhar, sem restrições, o conhecimento e experiência adquiridos ao longo das suas histórias de sucessos e fracassos, todos eles com sensibilidade para perceber que o sistema de ensino atual está longe de ser um catalizador da inovação, criação e empreendedorismo, ferramentas que existem em potencial em todas as crianças. Imagine que, periodicamente, convidam crianças entre os 12 e os 15 anos para se juntarem a eles, oferecendo-lhes a oportunidade de puxarem pela sua criatividade e de explorarem as ferramentas fundamentais para desenvolverem uma mentalidade de empreendedores, num ambiente descontraído e livre dos preconceitos do mundo dos adultos.
Foi precisamente isto que o Terry Hammill, oTim Vieira e a Michelle Correia imaginaram. Este trio de empreendedores com provas dadas no meio empresarial foi além da imaginação e criou o The Brave Generation Entrepreneurs Club For Kids, lançado no passado sábado, dia 4 de maio, na Tim’s Garage, em Cascais.
“Crianças: a escola é importante. Por favor, continuem a fazer os vossos trabalhos de casa. O The Brave Generation Entrepreneurs Club For Kids é apenas um bónus”. Foi assim que Tim Vieira começou a sua apresentação do projeto para uma plateia repleta de crianças que, surpreendentemente, se manteve atenta e sossegada a ouvir o desafio que lhes estava a ser proposto.
Este conceito inovador, com o primeiro encontro marcado para o dia 1 de junho, a acontecer também na Tim’s Garage, não pretende substituir o importante papel da escola. Ambiciona sim preencher um espaço na educação ao qual o ensino não conseguiu, até hoje, dar resposta. O objetivo é identificar as áreas em que as crianças apresentam menos solidez e segurança de conhecimentos e para as quais o sistema de educação atual não tem respostas, como é o caso de ferramentas como a liderança, a comunicação e o networking. “Queremos inspirar esta geração a ser diferente”, diz Terry Hammill.
As crianças em idade escolar podem representar apenas 20% da população. Contudo, elas são 100% do futuro e, como tal, são a geração que o poderá moldar. Os encontros de 90 minutos numa periodicidade bi-mensal, ambicionam, nesta primeira, fase juntar um total de 50 crianças, divididas em equipas de cinco elementos e em próxima colaboração com centenas de outras equipas espalhadas pelo mundo. Cada equipa terá um mentor, isto é, alguém mais velho, com mais experiência e que já teve contacto direto com o mundo do empreendedorismo.
“Acreditamos que as crianças de hoje em dia são maravilhosas. Nunca uma geração esteve tão bem preparada como agora para o sucesso como elas. Contudo, existem pequenos detalhes como as soft skills ou a capacidade de desenvolver uma rede de networking que são essenciais para garantir esse mesmo sucesso e que não se aprendem na escola. Podemos ajudá-las nestas áreas e acreditamos que, com estas ferramentas, elas tornar-se-ão melhores cidadãos e melhores líderes”, explica Tim Vieira.
Terry Hammill acrescenta: “O mais interessante e, ao mesmo tempo, mais assustador é que não temos, realmente, ideia do potencial que o Brave Generation Entrepreneurs Club for Kids poderá ter. Sabemos, contudo, que é um lugar seguro, abordamos temas a que os jovens não têm acesso em mais lado nenhum. O que queremos é mesmo inspirar esta geração que tem o futuro nas suas mãos. Este é o nosso grande objetivo.”
O The Brave Generation Entrepreneurs Club está de portas abertas para todas as crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. As inscrições estão abertas no site da iniciativa.








