CMVM lança área sobre fraudes financeiras no Portal do Investidor
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários reforçou a aposta na sensibilização contra a fraude financeira e criou uma nova área no Portal do Investidor dedicada ao tema.
Enquadrada no Plano de Literacia Financeira da CMVM – 2025, a recente iniciativa da Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM), pretende dotar os investidores de ferramentas úteis para reconhecer e evitar esquemas fraudulentos, nomeadamente através de canais digitais. A nova área de fraudes recentemente criada no Portal do Investidor inclui informação sobre diferentes esquemas fraudulentos, uma checklist de sinais de alerta, um guia sobre como agir perante situações suspeitas, como identificar o uso indevido do nome e imagem da CMVM, entre outros. Trata-se de uma ferramenta que pretende fazer com que os utilizadores eventualmente expostos ao risco de esquemas fraudulentos, “estejam mais e melhor protegidos se tiverem maior conhecimento sobre os mesmos, a par de níveis elevados de literacia financeira e de uma vigilância ativa”, sublinha a CMVM..
Por sua vez, nas redes sociais da CMVM (LinkedIn e Instagram) também será lançada a nova rubrica “Negócios, negócios, burlas à parte” que, através de uma linguagem clara e acessível, apresentará igualmente conteúdos informativos e de sensibilização sobre como os investidores podem proteger-se de esquemas de fraude financeira associados ao investimento.
A CMVM recorda que os investidores devem verificar sempre se as entidades com as quais interagem estão autorizadas a operar em Portugal e, perante situações suspeitas, devem contactar a CMVM através do Portal do Investidor.








