Zurique lidera ranking da melhor cidade para expatriados

Zurique, Suíça

As cidades portuguesas de Lisboa e Porto subiram no ranking da Mercer face ao ano passado. O título de cidade com melhor qualidade de vida para expatriados foi para a Zurique.

O estudo Qualidade de Vida 2024, um ranking  desenvolvido pela Mercer para avaliar cidades com base nos aspetos práticos do dia a dia para expatriados internacionais e suas famílias, coloca a cidade suíça de Zurique no primeiro lugar no ranking deste ano.

Zurique subiu ao topo da lista devido à excelência dos seus serviços públicos, baixas taxas de criminalidade, panorama cultural vibrante e compromisso com a sustentabilidade. Estes fatores, juntamente com o objetivo de melhorar as suas ligações aéreas em 2024 e aumentar o número de voos para e a partir de outros continentes, fazem da cidade uma localização ideal para expatriados. No entanto, Zurique também se encontra entre as cidades mais caras do mundo, devido aos elevados custos de habitação, despesas de transporte e ao custo geral de bens e serviços.

No top 3 desta lista segue-se Viena (Áustria) e Genebra (Suíça), na segunda e terceira posições, respetivamente. São seguidas de perto por Copenhaga (Dinamarca) que mantém a quarta posição, enquanto Auckland (Austrália) assegura o quinto lugar do ranking.

Yvonne Traber, Partner e Global Mobility Leader da Mercer, explica que “à medida que as cidades enfrentam condições climáticas extremas, flutuações económicas e outros desafios, os rankings oferecem insights valiosos para os líderes de recursos humanos em organizações multinacionais, ajudando-os a navegar com mais eficácia pelas complexidades da gestão de mobilidade global e a melhorar a experiência da sua força de trabalho internacional”.

Nesta edição do ranking “Qualidade de Vida”, Lisboa e Porto ocupam, respetivamente, a 27.ª e 51.ª posições. Trata-se de uma melhoria face a 2023: Lisboa melhorou 12 posições enquanto a Cidade Invicta melhorou quatro posições.

No contexto das cidades europeias, Lisboa é a 17.ª cidade europeia com melhor qualidade de vida para expatriados, enquanto o Porto se posiciona na 30.ª posição.

Existência de rotas para toda a Europa, além de voos para outras regiões para África, América do Norte e América do Sul, além de destinos no Médio Oriente e Extremo Oriente, é um dos fatores que contribuíram para a subida da capital portuguesa no ranking

Ainda de acordo com o ranking da Mercer, a evolução registada pelo Porto resulta do aumento da disponibilidade de imóveis para arrendamento adequados para profissionais expatriados e do maior número de rotas aéreas para toda a Europa, além de vários destinos em África, Nova Iorque, Toronto, Montreal, São Paulo, Rio de Janeiro e Tel Aviv.

O ranking Qualidade de Vida avalia as condições de vida em mais de 450 cidades em todo o mundo, ajudando as empresas a calcular subsídios justos e consistentes para expatriados.

As condições de vida são analisadas com base em 39 fatores, agrupados em 10 categorias: ambiente político e social, ambiente económico, ambiente sociocultural, considerações médicas e de saúde, escolas e educação, serviços públicos e transporte, recreação, bens de consumo, habitação e ambiente natural.

 

 

Comentários

Artigos Relacionados