5 dicas para organizar o dia a dia em tempos de pandemia

Durante a pandemia o tempo de trabalho aumentou cerca de 56 minutos por dia para quem está em teletrabalho. Para reduzir os níveis de stress que essa sobrecarga possa causar e a ajudar a organizar o dia, com um melhor equilíbrio entre vida pessoal profissional, a Adecco Portugal sugere 5 dicas.

Com a obrigatoriedade de ficar em casa a tempo inteiro e o facto de não haver deslocações diárias para o emprego, o dia laboral aumentou alguns minutos diários para muitos profissionais.

Uma pesquisa da Harvard Business Review (HBR) demonstra que, por exemplo, os líderes e gestores das empresas somam mais 56 minutos ao seu dia, um tempo que a maioria utiliza para trabalhar, em vez de o aplicar em benefício pessoal, sob pena de algum impacto negativo na saúde física e mental. Stress, perda de produtividade, burnout ou depressão podem ser algumas das consequências desse impacto. Aliás, estudos mostram que a depressão reduz o desempenho cognitivo em cerca de 35% das vezes. Também de acordo com a mesma pesquisa da HBR cerca de 75% dos trabalhadores revelam dificuldades no trabalho devido à ansiedade causada pela pandemia.

Perante este cenário, a Adecco sugere algumas dicas que podem contribuir para organizar melhor o dia de trabalho, manter-se produtivo com mais 56 minutos diários, e cuidar da sua saúde mental de forma a diminuir os níveis de stress.

  1.  Qualidade versus quantidade 

Agendar mais reuniões pode criar “ruído” na produtividade de toda a equipa. Em vez de contabilizar em quantas reuniões virtuais participa, concentre-se na qualidade das mesmas. Uma sugestão avançada pela Adecco é fazer melhor uso da tecnologia durante as reuniões e garantir que todos têm acesso a todas as ferramentas e documentos necessários, o que torna o trabalho da equipa mais eficiente, rápido e sem necessidade se reunirem constantemente.

  1. Recorrer a assistentes virtuais 

Peritos da Microsoft Research têm estudado formas da tecnologia ajudar os trabalhadores a transformarem grandes tarefas em tarefas passíveis de serem administradas digitalmente. Desta forma, as pessoas sentir-se-iam mais realizadas, concentrar-se-iam melhor nos seus objetivos e tornar-se-iam mais produtivas. Além disso, os gestores podem explorar a opção de contratar assistentes digitais  (Inteligência Artificial) para ajudar a marcar reuniões, encontrar informação e partilhar o acesso a recursos.

  1. Marcar reuniões de forma inteligente

Através da utilização de ferramentas de programação inteligente, pode certificar-se de que entre reuniões consegue estabelecer um intervalo de 5 a 10 minutos, permitindo-se um momento de lazer e descontração.

  1. Pausas no vídeo durante as reuniões 

Seja criterioso na frequência com que usa a câmara em reuniões virtuais e assim evita um cansaço maior no final do dia. Ligar o vídeo na primeira vez que se reúne com um colega pode ajudar a construir uma ligação mais próxima e empática, mas deixe os colegas à vontade para desligarem a câmara caso já tenham tido um dia sobrecarregado de reuniões e opte apenas pelo áudio.

  1. Desligar no final do dia

Tente encontrar uma rotina em que esteja bem definida a hora a que termina o dia de trabalho. Harmonize a vertente pessoal com a profissional e crie espaço para dar um passeio, fazer exercício, dar mais atenção aos filhos ou ir passear o cão. Mais importante saiba quando desligar o computador.

Comentários

Artigos Relacionados