5 tendências que irão moldar o futuro da diversidade e inclusão no mercado de trabalho

Inclusão digital, diversidade geracional, recrutamento inclusivo e saúde mental serão algumas das prioridades para este ano no mercado de trabalho, segundo a Adecco.
A Diversidade e Inclusão (D&I) são hoje pilares fundamentais para as empresas que pretendem prosperar num mercado de trabalho em constante transformação. Reconhecendo a importância deste tema, a Adecco Portugal antecipa as tendências globais que irão moldar o futuro da diversidade e inclusão no mercado de trabalho e que refletem a necessidade de criar ambientes mais inclusivos e, ao mesmo tempo, assegurar que as empresas se mantêm competitivas num cenário em constante mudança.
Segundo a Adecco, entre as principais tendências para 2025, destacam-se as seguintes.
1. Inclusão digital
Garantir que todos os colaboradores, independentemente da idade ou experiência, tenham acesso às competências digitais necessárias para prosperar num ambiente de trabalho cada vez mais tecnológico.
2. Diversidade geracional
Esta segunda tendência passa por integrar diferentes gerações no local de trabalho, promovendo a troca de experiências e a colaboração intergeracional. “Este ponto é especialmente relevante numa altura em que várias gerações coabitam nas empresas, trazendo perspetivas únicas e complementares”, refere a Adecco.
3. Inclusão de pessoas com deficiência
Promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho será uma prioridade crescente em 2025, diz a Adecco. As empresas precisam de garantir que os seus processos de recrutamento e os seus espaços de trabalho são verdadeiramente acessíveis e inclusivos.
Além disso, programas de sensibilização e formação sobre inclusão são essenciais para transformar a cultura organizacional e garantir que todos os colaboradores se sentem valorizados. Adotar tecnologias assistivas e implementar ajustes razoáveis será fundamental para criar um ambiente de trabalho onde todos possam prosperar.
4. Recrutamento inclusivo e viés inconsciente
As empresas devem combater preconceitos nos processos de recrutamento através do uso de ferramentas tecnológicas, como a inteligência artificial, garantindo igualdade de oportunidades para todos os candidatos.
Saúde mental e bem-estar
As empresas devem criar ambientes de trabalho que promovam a segurança psicológica dos colaboradores, especialmente de grupos mais vulneráveis. Além disso, devem garantir que oferecem apoio contínuo para que os colaboradores se sintam seguros, motivados e valorizados.
A Adecco tem vindo a promover várias iniciativas focadas na inclusão, que visam garantir que todos os talentos encontram o seu lugar no mercado de trabalho. No ano passado, organizou cinco formações internas, que preparam os colaboradores para os desafios associados à integração de pessoas com deficiência, e sete formações externas, realizadas em parceria com associações como a Cercica, a CRPG e a NOS.
De acordo com Vânia Borges, diretora de Recursos Humanos da Adecco Portugal, “o nosso compromisso com a Diversidade e Inclusão vai além de números ou metas. Procuramos criar um impacto real e positivo na vida das pessoas. Acreditamos que uma força de trabalho diversificada é essencial para a inovação, e que a inclusão deve ser uma prioridade para todas as empresas que querem prosperar num mercado em constante mudança.”
Em linha com este compromisso, a Adecco realizou o seu primeiro Open Day de Diversidade & Inclusão, que acolheu 100 candidatos, a maioria em situação de desemprego. Durante o evento, os participantes tiveram acesso a workshops, análises de CV, testes psicotécnicos e entrevistas, ajudando-os a preparar-se para novas oportunidades profissionais.
A empresa também desenvolveu campanhas como o Dress for Success e NPS, que angariaram recursos para apoiar diretamente as comunidades onde a Adecco opera.