4 formas de conseguir mais testemunhos de clientes

Os testemunhos dos clientes sobre a sua empresa, produtos ou serviços, são extremamente relevantes para atrair novos consumidores. Conheça algumas formas de melhorar esta vertente do seu negócio.
As críticas – ou testemunhos – dos clientes são vitais para a boa saúde de um negócio online. Basta pensar no seu caso particular sempre que faz compras online: provavelmente procura testemunhos de clientes que já experimentaram o serviço ou os produtos de uma empresa que não lhe é familiar, mas em que está interessado.
O mais provável é que os seus clientes façam a mesma coisa. Segundo dados do Search Engine Land, 88% dos consumidores confia tanto em testemunhos online como em recomendações pessoais.
Ter críticas boas aos produtos/serviços pode ser uma forma de mostrar que o seu negócio não é uma fraude, de melhorar o seu marketing e de ganhar mais credibilidade junto dos seus potenciais clientes.
Antes de avançarmos para os quatro métodos para melhorar esta vertente do seu negócio, é relevante referir que optar por negar as críticas dos clientes é um dos hábitos comuns que podem estar a destruir a credibilidade do seu negócio.
Peça testemunhos aos clientes. Este é o passo mais óbvio. Depois de uma compra ou da prestação de um serviço pode enviar um email ou uma mensagem a pedir feedback aos seus clientes. No entanto, caso queira tratar deste assunto o mais rapidamente possível, pode sempre telefonar-lhes a pedir uma avaliação do serviço/produto.
É ainda importante que mostre o sítio exato onde os clientes devem deixar um testemunho. Para tal, dê acesso a um URL do seu site ou explique-lhes como podem fazer uma crítica através das redes sociais.
Mostre o quão importante os testemunhos são para o seu negócio. Antes de fazer qualquer pedido, mostre o quão importante é o feedback dos seus clientes. Seja transparente e explique-lhes que as suas opiniões e críticas são importantes para o negócio crescer e que apenas lhes vai “roubar” alguns segundos neste processo de avaliação.
Torne todo este o processo fácil. Equacione até oferecer um incentivo (como um desconto) num produto ou num serviço, caso deixem um testemunho honesto. O objetivo não é “comprar” críticas positivas, mas sim perceber como é que pode melhorar o seu negócio e ganhar credibilidade junto de outros clientes.
Não tenha medo das críticas negativas. “Os seus clientes menos satisfeitos são a sua maior fonte de conhecimento.” A frase emblemática de Bill Gates pode ser utilizada para não se esquecer que as críticas dos seus clientes são utilizadas para melhorar o seu negócio e não para o penalizar.
Tenha ainda em consideração que só ter críticas positivas no seu site pode levantar algumas suspeitas sobre a veracidade do negócio que está a conduzir. Caso receba um testemunho negativo, tenha a certeza que responde o mais rapidamente possível e que corrige os possíveis erros apontados pelo cliente menos satisfeito.
Foque-se em interagir com os clientes. É importante dedicar parte dos esforços da sua equipa a interagir com os clientes através das redes sociais. É possível que se distinga das empresas concorrentes quando é eficaz a criar uma ligação emocional com eles. Se já tem seguidores fiéis nas redes sociais pode enviar uma mensagem privada a pedir uma opinião honesta no seu mural.
A interação nas redes sociais é tão simples quanto falar com os clientes e resolver os eventuais problemas ou preocupações que estes possam ter. Não precisa de ter uma pessoa a trabalhar a tempo inteiro nas redes sociais para criar essa relação de proximidade com os clientes. Basta alocar parte do horário de algum dos seus colaboradores mais comunicativos para esta tarefa.