Melhorar os resultados financeiros é uma preocupação constante para qualquer start-up tecnológica, por isso nada melhor do que adotar todas as ferramentas possíveis para ampliar os lucros e rentabilizar o negócio.

Empreendedor e professor pelo MIT, o brasileiro João V. Silva, revela, no site StartSe, algumas formas das start-ups obterem receitas e reforçarem as suas margens de lucro.

Recolha de dados: As grandes empresas investem cada vez mais em ferramentas para obterem o máximo de informação sobre os seus utilizadores, que posteriormente utilizam, por exemplo, para otimizar campanhas de marketing. Por isso, a recolha e tratamento de dados, assegurando as regras de privacidade dos utilizadores, pode ser uma fonte de receita para o negócio.

Lucrar com a publicidade: Aproveitar o site ou o email para colocar pequenos espaços publicitários, desde que não interfiram na experiência de utilização, é outra forma de ajudar a empresa a capitalizar as audiências. Veja-se o exemplo da SeekingAlpha, uma das grandes publicações mundiais relacionadas com investimentos, e que tem milhões de acessos mensais e fatura milhões com a venda de assinaturas premium, além de ter um market place de ideias e recomendações de investimento.

Usar APIs ou soluções internas: Olhar para os produtos que criou para gerir o seu próprio negócio e ver se podem interessar a outras empresas pode ser mais uma maneira de gerar receitas. Imagine que criou uma API (Application Programming Interface), de compressão de dados para reduzir o tamanho dos arquivos de streaming e, assim reduzir, os custos com o servidor. Porque não vender essa solução interna a outras empresas que também a possam utilizar nos seus projetos?

Aplicações financeiras: Conseguir lucro com aplicações de baixo risco, ou quase nulo, é outra hipótese que os negócios de economia partilhada podem considerar. Veja-se o caso de negócios como o AirBnb ou Uber que recebem uma percentagem do valor pago por quem os usa, ou que, em alguns casos, retêm taxas de segurança devolvidas no final do processo. Ora esse dinheiro pode potenciar as receitas dos seus negócios através de aplicações financeiras, com liquidez diária.

Comentários