ZujuGP, start-up apoiada por Ronaldo compra tecnológica de desporto

A ZujuGP, cofundada pelo multimilionário Peter Lim e pelo seu filho Kiat Lim, que no ano passado contou com o apoio de Cristiano Ronaldo nas redes sociais, adquiriu a equipa da Tokigames.
A ZujuGP, fundada pelo multimilionário Peter Lim, dono da empresa que detém e gere os direitos de imagem de Ronaldo, e pelo seu filho Kiat Lim, adquiriu a equipa por trás da Tokigames, que desenvolve tecnologia para ajudar as marcas desportivas na relação com os fãs.
No ano passado, a ZuzuGP ficou conhecida do grande público depois de Cristiano Ronaldo ter publicado várias mensagens de apoio à start-up nas redes sociais, usando a hashtag #WritingTheFutureOfFootball.
A Forbes avança que os 14 funcionários da Tokigames irão fazer parte de uma nova área da empresa, a zujuDigital, cuja liderança ficará nas mãos do cofundador da Tokigames, Mervyn Lau. Esta nova área será responsável pela construção de novas funcionalidades na aplicação da ZujoGP, nomeadamente pela tecnologia que irá permitir a interação e o comércio entre os fãs. O lançamento da aplicação da ZujoGP está planeado para o quarto trimestre.
A Tokigames, que permite que as marcas desportivas envolvam o público online de forma interativa, já tinha captado 4,25 milhões de dólares (3,92 milhões de euros) numa ronda de financiamento inicial para desenvolver aplicações digitais para ONE Esports e AFTV.
Lançada em outubro do ano passado, a ZujuGP pretende digitalizar a experiência de jogo ao vivo para os fãs, disponibilizando opções de entretenimento, networking e comércio eletrónico. A start-up quer também construir um ecossistema de serviços para que as equipas recrutem jogadores, funcionários do clube, treinem e orientem atletas aspirantes através da sua plataforma de código aberto e orientada por IA.