YouTube e Tik Tok no top de preferências das crianças portuguesas

As aplicações YouTube e Tik Tok são as mais usadas pelas crianças em Portugal, segundo o estudo Safe Kids, da Kaspersky.

A Kaspersky revelou esta semana as conclusões do estudo Safe Kids, uma análise que revela quais os conteúdos online que mais prenderam a atenção das crianças no período de férias, mais concretamente de junho a agosto de 2021.

As que utilizam dispositivos Android dedicaram a maior parte do tempo a pesquisas no Youtube (29,62%), seguindo-se o Tik Tok (18,17%), que conseguiu superar o WhatsApp (12,71%). Este padrão de utilização também se repercutiu-se a nível global, invertendo-se a tendência verificada entre novembro de 2020 e abril de 2021, em que o WhatsApp era líder de utilização.

Dentro do território ibérico registou-se também uma discrepância face à utilização do Instagram. Em Espanha ocupou o quarto lugar na lista de utilização dos mais pequenos, enquanto que em Portugal esta aplicação ficou em sétimo lugar, correspondendo a um valor percentual de 4,87%.

Preferências mundiais
A nível mundial, as principais atividades de interesse das crianças foram os vídeos e o Youtube, principalmente, as pesquisas relacionadas com videojogos (32,3%). No que diz respeito aos jogos mais populares entre as crianças, durante o verão, destaca-se o Minecraft (25,9%), seguindo-se o Brawl Stars (4,9%) e o Roblox (4,6%).

A música foi a segunda tendência-chave no universo juvenil. Cerca de um quinto das pesquisas no Youtube (18,4%) estiveram relacionadas com artistas e videoclips. A canção apontada como a mais popular este verão foi Astronaut In The Ocean, de Masked Wolf, e os intérpretes mais procurados Ariana Grande e Lil Nas X.

Destaque ainda, entre as tendências da Internet, para a popularidade dos novos brinquedos Simple Dimple e Pop It. A canção que promove este brinquedo tornou-se viral no Tik Tok.

Comentários

Artigos Relacionados