Younited levanta 170 milhões de dólares para consolidar presença no mercado europeu

Fintech francesa, que está presente em Portugal desde 2018, completou uma nova ronda de investimento, que juntou o Goldman e a Bridgepoint ao leque de acionistas. Financiamento será utilizado para consolidar presença na Europa e lançar novos produtos financeiros.

A Younited levantou 170 milhões de dólares (cerca de 144 milhões de euros) numa nova ronda de investimento que permitirá à empresa consolidar a presença na Europa, lançar novos produtos financeiros – como o Younited Pay – e desenvolver tecnologia e novas parcerias.

A fintech francesa eleva para 400 milhões de dólares (340 milhões de euros) o capital angariado desde a sua criação em 2012. Ganha também dois novos acionistas, a Goldman Sachs e a Bridgepoint, que se juntam a um grupo onde já estavam a Eurazeo, a Bpifrance Large Ventures e a AG2R La Mondiale, que também participaram na operação.

A atuar no segmento do crédito ao consumo em Portugal desde 2018, a empresa vai entrar também no mercado dos pagamentos digitais, com o lançamento do Younited Pay durante o segundo semestre. “Trata-se de uma solução de pagamento que permite a empresas com comércio online e lojas físicas fornecerem produtos de pagamentos alargados, de 3 a 48 meses, aos seus clientes”, explica Xavier Pallàs, CEO da Younited para Portugal e Espanha, em comunicado.

O responsável afirma que o sistema já é usado em França “por alguns dos mais importantes websites de e-commerce, como Free, Micromania e LDLC, e em Itália pelos principais distribuidores dos produtos Apple”. A adesão estende-se aos pontos de venda físicos, garante, “com mais de 50% dos pagamentos efetuados desde janeiro a serem feitos em loja”, acrescenta.

Xavier Pallàs explica ainda que o valor agora angariado servirá para “a consolidação da presença na Europa, nomeadamente em França, Itália, Espanha, Portugal e Alemanha”, investir na rede de parceiros business to business“ e desenvolver a estratégia de inovação de produtos baseados em dados e em inteligência artificial, e em serviços de apoio financeiro personalizados.

Criação de fundo de empréstimos em Portugal
Desde que começou a operar em Portugal, a empresa regista um total de 4.436 créditos autorizados, num volume de 31 milhões de euros. “Este novo investimento, especificamente para Portugal, permitir-nos-á financiar 4 milhões de euros por mês, chegando a 50 milhões de euros financiados em 2022”, antecipa o CEO.

Na calha está a criação de um fundo para os empréstimos em Portugal, que para já estão a ser financiados diretamente pela Younited. “Primeiro queremos consolidar o volume, acima de 100 milhões de euros, e a performance que já conta com um histórico robusto”, explica.

No segmento business to business (B2B) o objetivo passa por “conseguir ter cinco parceiros high level a utilizar as nossas soluções para o e-commerce e para o retalho presencial até 2022, tanto para Portugal como para Espanha”, aponta Xavier Pallàs.

A fintech, que atualmente conta com uma equipa de 440 colaboradores espalhados por Paris, Roma, Barcelona e Munique, tem ainda planos para recrutar mais de 200 pessoas até ao final de 2022, metade dos quais para o mercado ibérico.

A Younited está presente em cinco países, representando um mercado de mais de 265 milhões de consumidores europeus, tendo financiado mais de 2,6 mil milhões de euros em créditos desde o seu lançamento.

Comentários

Artigos Relacionados