Eurogia 2030 aceita projetos na área da energia até 27 de junho

Está a decorrer a convocatória para mais uma edição do Eurogia, o cluster Eureka para soluções de tecnologias de baixo carbono.
O Eurogia2030 é o Cluster Eureka no domínio da energia para atingir os objetivos de neutralidade carbónica, e pretende, através de soluções de I&D tecnológicas de baixo carbono, contribuir para um ambiente sustentável para a redução das alterações climáticas e para o crescimento sustentável. Alguns dos desafios passam pelo fornecimento de energia sem carbono, pela mobilidade verde e cidades inteligentes, por habitações e construções mais inteligentes ou bio-recursos e meio ambiente.
À call em curso, e a decorrer até 27 de junho, podem candidatar-se empresas de todos os tamanhos, universidades e organizações de pesquisa. Existem critérios de elegibilidade limitados para as organizações que participem de um consórcio Clusters: a ideia de projeto deve representar a cooperação internacional na forma de um projeto específico; o projeto deve ser direcionado à pesquisa ou desenvolvimento de um produto, processo ou serviço inovador com objetivo de comercialização; o consórcio deve incluir, pelo menos, duas entidades jurídicas independentes de, no mínimo, dois países Eureka; e nenhuma organização ou país pode ser responsável por mais de 70% do orçamento do projeto.
Ao participarem podem beneficiar de acesso ao financiamento nacional de P&D; a uma rede internacional de empresas, incluindo os principais participantes da indústria; ou a orientação, coaching e acompanhamento do seu projeto pelos escritórios da Eurogia, entre outros.
Aumentar a produtividade, a competitividade e a sensibilidade ambiental dos países da EurekaNetwork é a motivação do Eurogia2030. Através de tecnologias e soluções energéticas inovadoras procura melhorar o mercado de energia de baixo carbono para um futuro sustentável.