Varda Space, a start-up que quer produzir medicamentos no espaço

A Varda Space Industries prepara-se para lançar, em junho, o seu primeiro satélite, através de uma nave da SpaceX. O objetivo será testar a viabilidade da produção de medicamentos no espaço.

A Varda Space, uma start-up norte-americana especializada em minifábricas espaciais, quer recorrer a robôs para produzir medicamentos nos seus laboratórios em órbita. O primeiro lançamento está agendado para junho com a Space X e visa testar a viabilidade das suas cápsulas.

“Construímos uma maneira única de manipular sistemas químicos dentro dos nossos satélites, operados por robôs”, explica Will Bruey, cofundador e CEO da startup Varda, ao Bloomberg. Caso seja realmente promissora, a iniciativa levará à descoberta de novos tratamentos médicos, continua.

Para o desenvolvimento de novos medicamentos, o satélite-laboratório experimental da Varda apresenta dimensões reduzidas. O seu ponto mais largo tem cerca de um metro de diâmetro, o que não constitui um problema, pois tudo será automatizado, revela a start-up.

Numa primeira fase, a ideia é apenas produzir protótipos de novos medicamentos que serão enviados de volta à Terra. Ainda na primeira missão, os engenheiros esperam descobrir se a cápsula é resistente ao ponto de reentrar na atmosfera terrestre, mantendo os produtos químicos inalterados.

A ideia é que sejam levados para o espaço projetos de desenvolvimento para medicamentos, cuja pesquisa esteja parada na Terra, e tenham elevada procura no mercado. Por exemplo, entre as possíveis pesquisas, a start-up destaca medicamentos que atuem contra o cancro ou a diabetes, além das doenças crónicas.

 

Comentários

Artigos Relacionados