Vai viajar? Conheça os aeroportos onde vai querer passar algumas horas.

Foi afetado pela onda de cancelamento de voos? Não desanime porque há aeroportos onde não se vai importar de passar algumas horas. Quem é o diz é a Holidu que apresenta o ranking dos melhores aeroportos da Europa.

Não há nada melhor do que embarcar num avião em direção ao destino de férias pelo qual se anseia há meses. Porém, a falta de pessoal, as greves e a retoma mais rápida do que o esperado estão a causar o caos em vários aeroportos e a levar muitos viajantes a alterar os seus planos de férias.

Tendo em conta esta realidade, a Holidu decidiu procurar os aeroportos com as melhores críticas na Europa. A classificação foi elaborada através da extração da classificação média do Google Maps e do número de análises dos 100 aeroportos mais movimentados da Europa, com base no número de passageiros em 2019. Com estes dados, a Holidu classificou, então, cada aeroporto, dando prioridade aos que tinham mais críticas. Todos os aeroportos da Rússia, Ucrânia e aeroportos não-operacionais foram excluídos do ranking.

Descubra os cinco aeroportos mais bem classificados da Europa, segundo o motor de pesquisa para casas de férias.

 1. Aeroporto Internacional de Atenas, Grécia – classificação média Google 4,4 + 24,467 comentários
O aeroporto de Atenas é o melhor aeroporto da Europa. Sendo o maior e mais conhecido aeroporto da Grécia, está localizado a 33 quilómetros de distância do centro da cidade. A Grécia conseguiu escapar a esta tendência de cancelamento de voos, tendo a maioria dos atrasos sido sentidos nos aeroportos de partida com voos de entrada para a Grécia. Tem escala aqui? Pode desfrutar de opções de armazenamento de bagagem, salas de aeroporto, exposições de obras arqueológicas e uma vasta seleção de restaurantes e cafés.

2. Aeroporto de Zurique, Suíça – classificação média Google 4,4 + 14,267 comentários
“O Aeroporto de Zurique é um aeroporto onde temos a certeza que não se importaria de ficar, e aqui vai encontrar tudo o que poderia ser necessário para passar o tempo”, afirma a Holidu. A partir de 1 de agosto, há música ao vivo aos fins de semana e uma sala de jogos com ténis de mesa, dardos e até mesmo um campo de minigolfe. Pode também consultar o espaço para um brunch no Convés de Observação, churrascos e muito mais.

3. Aeroporto Francisco de Sá Carneiro, Portugal – classificação média Google 4,4 + 11,904 comentários
Em terceiro lugar está o  Aeroporto Francisco de Sá Carneiro, também conhecido como Aeroporto do Porto. Este aeroporto pode ser uma boa opção para evitar os atrasos que têm vindo a ocorrer. Tem uma aplicação aeroportuária para acompanhar os horários de chegada e partida em tempo real, bem como o estado do voo, onde a comunicação é direta e em tempo real. Existe também uma opção Fast Track, um canal prioritário, que lhe permite passar a segurança mais rapidamente. Para quem viaja em família, vai gostar de saber que aqui existe um espaço para crianças com biblioteca, vídeos e outras atividades para mantê-las entretidas.

4. Aeroporto Internacional de Alicante, Espanha – classificação média Google 4,3 + 10,547 comentários
Em quarto lugar encontra-se o Aeroporto Internacional de Alicante, em Espanha, o principal aeroporto que serve a Comunidade Valenciana e a região de Múrcia. Com viajantes a elogiar a sua disposição organizada e o seu design espaçoso e brilhante, este é, sem dúvida, um dos mais bonitos aeroportos por onde irá passar, garante o motor de pesquisa.

5. Aeroporto Internacional de Malta, Malta – classificação média Google 4,3 + 6,279 comentários
Com um ranking médio de 4,3, este aeroporto ocupa o quinto lugar na nossa lista. Apesar do aeroporto e a companhia aérea do hub Air Malta terem sido apanhados em todos os atrasos dos voos de Heathrow, em Londres, as suas instalações continuam a ser equiparadas às dos maiores aeroportos europeus. Este conta com vários restaurantes, lojas duty-free, lounges VIP, e tem até um cabeleireiro e uma clínica dentária.

E os três aeroportos com pior classificação na Europa?

1. Aeroporto Bordeaux-Mérignac, França – classificação média Google 2,7 + 5,700 comentários
O Aeroporto Bordeaux-Mérignac, em França, ocupa o primeiro lugar, com uma classificação média no Google de 2,7. As principais queixas sobre este aeroporto dizem respeito à sua pequena dimensão e à falta de lugares para os viajantes. A juntar a esta crítica estão os mais recentes problemas relacionados com as greves de pessoal e de cancelamentos de voos. Uma opção a ter em consideração pode ser o Aeroporto de Toulouse-Blagnac (3,9 / 5,041*) que está a cerca de 4 horas de comboio e 3 de carro, aponta a Holidu, referindo que pode também optar por viajar de comboio ou autocarro.

2. Aeroporto Internacional de Heraklion, Grécia – classificação média Google 2,8 + 10,791 comentários
O Aeroporto Internacional de Heraklion, na Grécia, figura no segundo lugar do ranking, com uma classificação média de 2,8. A maior parte das queixas prende-se com o facto de estar sempre lotado e mal equipado devido ao seu volume de tráfego. “Pode valer a pena verificar o Aeroporto Internacional de Chania (4,0 / 3,678*) que está bastante melhor classificado e está apenas a 2 horas de carro de Heraklion”, sugere a Holidu.

3. Aeroporto de Luton, Reino Unido – classificação média Google 3.0 + 10,665 comentários
O Aeroporto de Luton, em Londres, foi atingido fortemente pela onda de cancelamentos, com a Bloomberg a relatar 66% de atrasos e 2,7% de voos cancelados desde o início de julho em comparação com os 51% de Londres Heathrow. Para além disso, conta apenas com uma classificação média de 3 no Google – a maioria das queixas prende-se com a falta de ligações de transporte público ao aeroporto, o que resulta em longas filas de espera.

A alternativa é  escolher Heathrow (4,0 / 32,095*) ou Gatwick (3,8 / 12,953*), pois são consideravelmente maiores, têm mais capacidade e instalações no caso do seu voo se atrasar, explica a Holidu.

*Pontuação média no Google/número de comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados