UE distingue Lisboa e Guimarães com o selo de cidades inteligentes e climaticamente neutras

Lisboa e Guimarães fazem parte da lista de 23 cidades europeias distinguidas pela União Europeia (EU) com o selo de Missão da UE para Cidades Inteligentes e Neutras do Clima.

Esta semana Portugal ficou a saber que duas das suas cidades – Lisboa e Guimarães –  receberam  o Selo de Missão da União Europeia no âmbito da Missão da UE para Cidades Inteligentes e Neutras do Clima, uma das missões inseridas no Programa Horizonte Europa.

Entregue por Iliana Ivanova, Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, este Selo – que reconhece os planos das cidades para alcançar a neutralidade climática até 2030 e visa facilitar o acesso ao financiamento público e privado para esse objetivo -, foi atribuído também às cidades Ioannina, Kalamata, Kozani, Thessaloniki (Grécia), Heidelberg (Alemanha), Leuven (Bélgica), Espoo, Lahti, Lappeenranta, Tampere, Turku (Finlândia), Barcelona, ​​​​Sevilha (Espanha), Pecs (Hungria), Malmö (Suécia), Florença, Parma (Itália), Marselha, Lyon (França), Limassol (Chipre) e Izmir (Turquia).

Esta distinção implementada pela União Europeia é um marco importante no trabalho das cidades, uma vez que reconhece o sucesso do desenvolvimento dos Climate City Contracts que definem a visão global das cidades para a neutralidade climática e contêm um plano de ação, bem como uma estratégia de investimento. As cidades cocriam os seus Climate City Contracts com as partes locais interessadas, incluindo o setor privado e os cidadãos.

A União Europeia vai, assim, continuar a apoiar as cidades no seu trabalho de transformação, o que inclui um novo apoio através do Banco Europeu de Investimento (BEI). A Comissão e o BEI anunciaram um acordo para complementar os serviços de consultoria financeira prestados pelo BEI especificamente às cidades que participam na Missão, em particular as que recebem o Selo. Os serviços a disponibilizar incluem Assistência Europeia à Energia Local (ELENA) e a Assistência Conjunta para Apoiar Projetos nas Regiões Europeias (JASPERS) e serão complementados com cerca de 19 milhões de euros, que estarão acessíveis às cidades com o Selo Missão. Este acordo será implementado na próxima alteração do Programa de Trabalho Horizonte Europa 2024

Refira-se que ainda este ano a Comissão lançará um “Cities Mission Capital Hub”, uma iniciativa que ajudará as cidades que receberam o Selo de Missão a preparar projetos para investimento, oferecer-lhes aconselhamento neutro sobre as melhores soluções de financiamento, em estreita cooperação com os serviços de aconselhamento existentes, e colocá-las em contacto com investidores.

Comentários

Artigos Relacionados