UE distingue Lisboa e Guimarães com o selo de cidades inteligentes e climaticamente neutras
Lisboa e Guimarães fazem parte da lista de 23 cidades europeias distinguidas pela União Europeia (EU) com o selo de Missão da UE para Cidades Inteligentes e Neutras do Clima.
Esta semana Portugal ficou a saber que duas das suas cidades – Lisboa e Guimarães – receberam o Selo de Missão da União Europeia no âmbito da Missão da UE para Cidades Inteligentes e Neutras do Clima, uma das missões inseridas no Programa Horizonte Europa.
Entregue por Iliana Ivanova, Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, este Selo – que reconhece os planos das cidades para alcançar a neutralidade climática até 2030 e visa facilitar o acesso ao financiamento público e privado para esse objetivo -, foi atribuído também às cidades Ioannina, Kalamata, Kozani, Thessaloniki (Grécia), Heidelberg (Alemanha), Leuven (Bélgica), Espoo, Lahti, Lappeenranta, Tampere, Turku (Finlândia), Barcelona, Sevilha (Espanha), Pecs (Hungria), Malmö (Suécia), Florença, Parma (Itália), Marselha, Lyon (França), Limassol (Chipre) e Izmir (Turquia).
Esta distinção implementada pela União Europeia é um marco importante no trabalho das cidades, uma vez que reconhece o sucesso do desenvolvimento dos Climate City Contracts que definem a visão global das cidades para a neutralidade climática e contêm um plano de ação, bem como uma estratégia de investimento. As cidades cocriam os seus Climate City Contracts com as partes locais interessadas, incluindo o setor privado e os cidadãos.
A União Europeia vai, assim, continuar a apoiar as cidades no seu trabalho de transformação, o que inclui um novo apoio através do Banco Europeu de Investimento (BEI). A Comissão e o BEI anunciaram um acordo para complementar os serviços de consultoria financeira prestados pelo BEI especificamente às cidades que participam na Missão, em particular as que recebem o Selo. Os serviços a disponibilizar incluem Assistência Europeia à Energia Local (ELENA) e a Assistência Conjunta para Apoiar Projetos nas Regiões Europeias (JASPERS) e serão complementados com cerca de 19 milhões de euros, que estarão acessíveis às cidades com o Selo Missão. Este acordo será implementado na próxima alteração do Programa de Trabalho Horizonte Europa 2024
Refira-se que ainda este ano a Comissão lançará um “Cities Mission Capital Hub”, uma iniciativa que ajudará as cidades que receberam o Selo de Missão a preparar projetos para investimento, oferecer-lhes aconselhamento neutro sobre as melhores soluções de financiamento, em estreita cooperação com os serviços de aconselhamento existentes, e colocá-las em contacto com investidores.