Top 10 das maiores redes de business angels do Reino Unido

O Reino Unido é o maior mercado de business angels da Europa, com o número de investimentos a ultrapassar, pela primeira vez, o de crowdfunding. Só no ano passado os business angels injetaram mais do dobro do capital em empresas inglesas privadas em comparação com 2020.
De acordo com um estudo da Beauhurst, os business angels injetaram mais do dobro de capital em empresas privadas do Reino Unido em 2021 (22,7 mil milhões, o que corresponde a 27 mil milhões de euros) em comparação com 2020 (11,3 mil milhões de libras – 13,33 mil milhões de euros).
O estudo analisou 2.679 investimentos de capital em empresas privadas do Reino Unido e conclui que o valor total arrecadado foi mais de o triplo do investido em 2016 – o que significa que o Reino Unido continua a ser o maior mercado de business angels da Europa. Além disso, o número de investimentos dos business angels em start-ups não cotadas em bolsa no Reino Unido ultrapassou o de crowdfunding em 2021, o que não acontecia desde 2014.
As diferenças entre a forma como investem os business angels e os venture capitalists é notória. Enquanto os business angels usam o seu próprio dinheiro e muitos foram empreendedores, os venture capitalists tendem a usar o dinheiro arrecadado de vários investidores corporativos através de um fundo gerido estrategicamente. Ao contrário dos venture capitalistas, os business angels investem nos estágios iniciais de um negócio.
O Growth Business UK listou o Top 40 das maiores redes de business angels do Reino Unido. Conheça as 10 primeiras.
1. Newable Ventures – ideal para indústrias emergentes
Chamada de London Business Angels até 2020, a Newable Ventures investe em mercados emergentes como IA, robótica, espaço, Indústria 4.0 e tecnologia médica (healthtech). Participou em 50 investimentos EIS (Enterprise Investment Scheme) que implicaram 36 milhões de libras (42 milhões de euros) de capital em dois anos. Conta com mais de 500 investidores. Cerca de 30 empresas apresentam-se, em média, a esta rede por ano. Tem escritórios em Londres, Manchester, Cardiff e Whiteley em Hampshire.
Fundada: 2002 (2020 como Newable)
Membros: Mais de 500 business angels
Número de ofertas: 50
Interessado em: tecnologia médica, IA, espaço, robótica e Indústria 4.0
Contato: BuildingConfidence@newable.co.uk
2. Angels in MedCity – ideal para start-ups de tecnologia médica
Com foco em tecnologia médica (healthtech), a Angels in MedCity investe em dispositivos médicos, saúde digital e diagnósticos. A rede investiu em 43 start-ups de saúde e ciências da vida desde a sua criação em 2014, investindo um total de 14 milhões de libras (17 milhões de euros). Faz parte da MedCity, uma organização sem fins lucrativos criada pelo mayor de Londres em 2014 para incentivar o crescimento e o investimento no setor.
Fundada: 2014
Membros: N/A
Número de negócios no total: 43
Interessado em: Ciências da vida, tecnologia médica, saúde
Contato para fundadores/empreendedores: angelsinmedcity@angelcapital.co.uk
3. Envestors – a mais ativa
A rede de business angels mais ativa do Reino Unido, a Envestors, com sede em Southwark, é composta por cerca de 8 mil investidores. Na sua sua história, facilitou o investimento de 120 milhões de libras (141 milhões de euros) a mais de 200 empresas, tendo registado 26 exits (ou seja, o momento no qual o investidor sai de uma empresa, obtendo desta forma o retorno financeiro esperado) bem-sucedidos até o momento. Os investidores seguem um processo que contempla três etapas: primeiro ajudam os empreendedores a criar uma proposta, depois promovem-na na sua rede antes de se envolverem com eles. Os investidores normalmente investem entre 250 mil libras (295 mil euros) e 2 milhões de libras (2,36 milhões de euros) em financiamento de capital em start-ups de tecnologia.
Fundada: 2012
Membros: 8.000 investidores
Número de negócios no total: mais de 200
Interessado em: Setor agnóstico
Contato para fundadores/empreendedores: Via formulário online
4. Green Angel Syndicate – a escolha verde
A maior rede de business angels ligada à economia verde do Reino Unido, com mais de 350 membros. Até o momento, a Green Angel Syndicate investiu em 31 empresas de 10 setores, ajudando a economizar mais de 57 mil toneladas de CO2 em junho de 2021. Procura empresas que demonstrem um efeito claro na redução das emissões de carbono, gases de efeito estufa ou na remoção de carbono da atmosfera e que procuram até 5 milhões de libras (5,9 milhões de euros) em financiamento.
Fundada: 2013
Membros: mais de 350
Número de negócios no total: 31
Interesse em: Alimentos e agricultura, meio ambiente, edifícios, energia, transporte, resíduos e reciclagem
Contato para fundadores/empreendedores: info@greenangelsyndicate.com
5. Minerva – a mais ativa fora de Londres / para financiamento de negócios em Midlands
A Minerva é uma rede de business angels sediada em Warwick que investe em negócios de tecnologia de alto crescimento em West Midlands. É a rede de business angels mais ativa fora de Londres nos últimos dez anos, de acordo com Beauhurst, tendo ouvido 70 apresentações em 2020. Normalmente investe entre 25 mil libras (30 mil euros) e 500 mil libras (592 mil euros). A rede sem fins lucrativos investiu 16 milhões de libras (19 milhões de euros) em 99 empresas até hoje.
Fundada: 2012
Membros: N/A
Número de negócios no total: 99
Interessado em: Empresas de tecnologia de alto crescimento em West Midlands
Contato para fundadores/empreendedores: enquiries@minerva.uk.net
6. GC Angels – ideal para investimentos no noroeste da Inglaterra
A GC Angels, com sede em Manchester, investiu mais de 30 milhões de libras (35 milhões de euros) em 30 negócios em estágio inicial (“early stage”) no noroeste de Inglaterra nos últimos seis anos. Esta rede de business angels com apoio público inclui mais de 400 membros que investem entre 25 mil libras (30 mil euros) e 2 milhões de libras (2,36 milhões de euros) em start-ups.
Fundada: 1989
Membros: Mais de 400
Número de negócios no total: mais de 30 desde 2015
Interessado em: Setor agnóstico
Contato para fundadores/empreendedores: info@growthco.uk
7. Angels Invest Wales – ideal para start-ups do País de Gales
A Angel Invest Wales é a maior e mais ativa rede de business angels do País de Gales. Conta com mais de 250 membros, um fundo de coinvestimento de 8 milhões de libras (9,4 milhões de euros) e uma plataforma de investimento online. A Angels Invest Wales destina-se a empresas estabelecidas que procuram entre 50 mil libras (59 mil euros) e 10 milhões de libras (12 milhões de euros) de investimento. Geralmente avalia start-ups em estágio inicial (“early-stage”) que podem não estar a gerar receitas (pre-revenue).
Fundada: 2018
Membros: 299 business angels
Número de negócios no total: entre 2017 e 2022 facilitou negócios no valor de 13,5 milhões de libras (16 milhões de euros), tendo participado em 120 rondas de financiamento que envolveram mais de 330 investimentos individuais.
Interessado em: Setor agnóstico. Empresas galesas que procuram investimento privado.
Contato para fundadores/empreendedores: angels@developmentbank.wales
8. Archangels – a rede mais antiga com sede na Escócia
Com sede em Edimburgo, a Archangels é a rede de business angels mais antiga do mundo. Foi constituída em 1992, mas tornou-se numa das mais ativas do Reino Unido, com mais de 100 membros. Concentra-se em empresas escocesas em estágio inicial nos setores de tecnologia e ciências da vida. Normalmente investe na região 15 milhões de libras (18 milhões de euros) por ano. O seu nível de investimento preferido é entre 250 mil libras (295 mil euros) e 1 milhão (aproximadamente 1,2 milhões de euros), mas pode cobrir qualquer projeto que vá das 50 mil libras (59 mil euros) até aos 2 milhões de libras (2,36 milhões de euros).
Fundada: 1992
Membros: 112
Número de negócios no total: 90
Interesse em: Tecnologia e ciências da vida
Contato para fundadores/empreendedores: investment@archangelsonline.com
9. Angel Academe – ideal para apoiar fundadoras do sexo feminino
O objetivo da Angel Academe é aumentar o investimento em start-ups de tecnologia fundadas por mulheres, tendo em conta que apenas quatro em cada dez unicórnios têm uma fundadora feminina. Embora a rede esteja aberta a membros de qualquer género, os requisitos preferenciais são que a mulher tenha pelo menos 20% do capital da empresa. Os membros desta rede procuram investir em empresas com uma avaliação “pre-money” – que refere-se ao valor da empresa antes do investimento – de 1 milhão de libras (1,18 milhão de euros) e 5 milhões de libras (5,90 milhões de euros), que procuram levantar entre 250 mil libras (295 mil euros) e 5 milhões de libras (aproximadamente 5,9 milhões de euros).
Fundada: 2012
Membros: N/A
Número de negócios no total: N/A
Interesse em: Todos os setores
Contato para fundadores/empreendedores: Via formulário online
10. Capital Pringle
A Capital Pringle é uma das maiores redes de investidores privados do Reino Unido. Conta com mais de 550 membros. Apoia negócios em estágio inicial no setor da tecnologia. Geralmente investe entre 50 mil (59 mil euros) a 300 mil libras (354 mil euros).
Fundada: 2020
Membros: 554
Número de negócios no total: 28 (aproximadamente um por mês)
Interessado em: empresas de tecnologia do Reino Unido com garantia EIS (Enterprise Investment Scheme)
Contato para fundadores/empreendedores: james@pringlecapital.com