Opinião
THU: A evolução do nosso evento principal ao longo de uma década
O THU nasceu de uma necessidade e de um problema que enfrentei: como é que podemos ter voz numa indústria onde só quem grita é ouvido? Eu não queria gritar e, até hoje, continuo sem querer.
Quero dar às pessoas um espaço onde todos possam ter voz e construir uma rede genuína, ganhando acesso a conhecimento que lhes permita compreender o próximo passo nas suas carreiras – seja através de inspiração, mudança de emprego, mudança de área ou novos projetos. Desde que o Main Event nasceu, o foco foi sempre criar aquilo que falta na indústria.
A mentalidade antiga: fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes.
Os eventos geralmente são altamente corporativos e focados em vender ou promover algo com métodos convencionais do marketing. Mas será que esta abordagem é eficaz para artistas, pensadores e pessoas com altas capacidades de pensamento crítico? O ciclo perpetua-se: se tens um evento que não segue este método, as portas continuam fechadas. É uma luta maior do que deveria ser.
Dez anos passaram e o problema foi piorando porque as empresas sentem a necessidade de adotar uma abordagem ainda mais agressiva. Infelizmente, isso ameaça muitos espaços que foram criados para discussão e aprendizagem. Temos a sorte de ter marcas que partilham a nossa visão e entendem que, ao apoiar o THU, estão a apoiar uma comunidade global. Também temos a sorte de ter recrutadores e pessoas de todas as áreas que acreditam em nós. No entanto, queremos ser capazes de fazer mais e dar mais.
Ao longo da última década, a nossa evolução foi marcada pela criação e proteção de um espaço onde todos estão livres das pressões de comprar ou vender qualquer coisa. Este é um espaço onde pensamos de maneira diferente, baixamos a guarda e pomos o dedo nas feridas da indústria, abraçando os desafios e enfrentando-os juntos. Sempre tentámos ser a voz da comunidade e nunca quisemos ser corporativos.
Para nós, o negócio é construído sobre pilares de relações e conexões e, ao longo dos últimos dez anos, criámos uma estrutura de networking que tem sido o lugar onde múltiplos negócios e ideias nasceram e carreiras foram levadas a novos patamares – o berço da inovação. Agora, queremos dar ainda mais profundidade a esta dimensão. O THU 2024 é uma edição do evento onde queremos voltar à essência dos nossos primeiros três anos e recriar o espaço onde tivemos conversas focadas no futuro com profissionais seniores sem qualquer pressão corporativa. Como podemos direcionar a indústria para um novo caminho e como é que podemos, como criativos, contribuir para o desenvolvimento da sociedade? Esta é a verdadeira questão.
O que há de novo este ano?
Em 2014, o Main Event foi definido por muitos como uma fusão entre o Burning Man e o TED. Dez anos depois, decidimos abraçar esse caminho. Nesta 10.ª edição, teremos palestras de 25 minutos focadas em inovação e criatividade, incentivando a conversa e um maior envolvimento para que todos os participantes possam encontrar respostas e soluções. Em vez dos habituais 10 minutos de perguntas e respostas, teremos 30 minutos de discussão para estimular uma conversa que vai além da superfície.
O THU 2024 apostará em masterclasses e na fórmula “Talks + Discussões” juntamente com uma nova “Universidade das Empresas,” onde desafiamos algumas empresas a trazer case studies de problemas para explicarem como os resolveram. O foco geral do evento é baseado em discussão e conversas sem ruído, algo que foi constante nos primeiros três anos, mas que foi sendo ajustado à medida que exploramos outras fórmulas.
A melhor parte? Tudo isto acontece num ambiente imersivo de seis dias. O ingrediente secreto do THU sempre foi a imersão, e “tempo” é um fator que nos diferencia dos outros eventos. Temos oradores incríveis, comida fantástica e uma ótima localização, mas o tempo faz toda a diferença. Só é possível conhecer pessoas e construir relações com tempo. O verdadeiro networking no THU acontece porque os participantes entendem que o tempo é o elemento que falta nos outros eventos. O espaço também é crucial e Tróia será o palco onde estas conexões se criam – uma poderosa mistura de espaço e tempo que permite abertura para aprender, receber e realmente retribuir. Esta é a única maneira de mudar comportamentos e criar uma mudança real.
O THU 2024 também é uma celebração e a 10.ª edição será especial. Pela primeira vez, decidimos repetir atividades e trazer de volta momentos que marcaram as edições passadas, tais como o campeonato de Bubble Football à meia-noite e as Esculturas de Areia. A nossa galeria de arte também assume uma nova importância, com ferramentas analógicas (papel, caneta, pincel e escultura) , levando-nos de volta às raízes.
Estamos todos no mesmo barco e todos remamos para o lado de uma melhor indústria criativa. Ninguém pode mudar o mundo sozinho e o setup do THU garante que ninguém está sozinho. Espero que o THU 2024 seja exatamente aquilo que a indústria precisa: um espaço onde todos estão focados em criar uma indústria melhor, encontrando soluções e caminhos para fazer magia.
André Luís é o cofundador de Trojan Horse was a Unicorn (THU), um dos projetos mais relevantes do setor do entretenimento digital e interativo, à escala global. Licenciou-se em Design Industrial e tem uma pós-graduação em Gestão de Marketing. A ideia de criar o THU surgiu em 2013 em resposta ao desejo de fazer diferente, ser útil para a sociedade e ter um impacto positivo na vida das pessoas. Atualmente, o THU é uma marca internacional de renome na indústria, promovendo diversos eventos e projetos por todo o mundo e afirmando-se como um ecossistema de networking criado para partilhar conhecimentos e inspirar criadores.