Opinião

Tecnologia ao serviço dos cidadãos

Dina Raimundo, diretora-geral da Twinkloo

Decisões tão marcantes nas nossas vidas como o preenchimento do IRS, o acesso à Segurança Social ou um pedido de crédito – para habitação ou pessoal – estão hoje à distância de um simples clique.

Longe vão os tempos em que, por exemplo, era necessário percorrer vários bancos e passar por inúmeros processos burocráticos complicados e demorados, apenas para obter uma simples proposta de crédito.

O avanço da digitalização, potenciado pelo estilo de vida atual, impulsionou o desenvolvimento de soluções que facilitam diversas operações que, há apenas alguns anos, pareciam impensáveis de concretizar. Este rápido movimento de transformação digital, presente em praticamente todos os setores, vem dar resposta à falta de tempo e de disponibilidade dos consumidores, contribuindo, em simultâneo, com soluções interessantes de melhoria constante e de desenvolvimento das melhores opções.

O trabalho das entidades financeiras prestadoras de crédito, que nos anos mais recentes têm vindo a apostar na digitalização dos seus serviços, uma tendência que a pandemia de Covid-19 veio acelerar, é bem elucidativo de como a tecnologia deve estar ao serviço dos cidadãos. Muitas instituições têm passado por mudanças na sua estratégia digital, pondo em prática processos cada vez mais user friendly para os seus clientes, que permitem uma experiência 100% online, simples, com toda a segurança e sem custos para o utilizador, como é exemplo a plataforma da Twinkloo.

Esta crescente digitalização da economia traz, naturalmente, desafios acrescidos, nomeadamente o desenvolvimento de ferramentas e metodologias mais sofisticadas, com recurso a algoritmos eficientes, que assegurem a melhor resposta em tempo real. Neste contexto, a inteligência artificial é fundamental para otimizar processos e entregar resultados.

Por outro lado, neste ambiente cada vez mais digital, sujeito à proliferação de diversos negócios, os temas da confiança, da segurança e da transparência são cruciais para o sucesso de qualquer operação. São eles que farão o consumidor comprar um produto ou contratar um serviço a partir da sua casa, através de uma plataforma digital.

O futuro passa por uma aposta cada vez maior das empresas na digitalização dos serviços, indo ao encontro das expetativas dos consumidores, independentemente da área de atividade comercial. Importa, por isso, destacar a importância que o investimento na segurança dos sistemas aporta nesta era digital

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados