Técnico, Nova SBE e Católica-Lisbon impulsionam inovação com a Fábrica de Unicórnios

As três instituições de ensino superior unem-se na iniciativa de impulsionar o empreendedorismo jovem, através do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa.
Com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo jovem, o Instituto Superior Técnico, Universidade Católica de Lisboa, a Nova SBE, conjuntamente com a London School of Economics e a Hudson Lab Ventures, uniram-se para participar no Future Innovators Program.
Trata-se de uma iniciativa da Unicorn Factory Lisboa destinada a alunos universitários, de qualquer área e nacionalidade, e com foco no empreendedorismo universitário, que ao longo de nove meses se divide em três fases.
A Academia Digital marca o início do Future Innovators Program, preparando os estudantes universitários para o mundo do empreendedorismo. Durante cerca de três meses, os participantes terão acesso a uma plataforma online na qual poderão desenvolver competências empreendedoras, através de sessões lecionadas pelas universidades parceiras, histórias reais de mais de 20 founders e investidores e uma biblioteca de case studies, artigos e podcasts. Além disso, os alunos poderão esclarecer dúvidas live com professores e founders, e ter acesso a oportunidades de emprego no ecossistema de start-ups da Unicorn Factory Lisboa.
A Academia está estruturada em seis módulos – identificação de problema, validação da solução, construção do MVP (produto viável mínimo), planeamento financeiro e rondas de investimento, competências necessárias para empreender e apresentação da ideia. Nesta fase, os participantes poderão desenvolver as suas ideias ou responder a problemas reais lançados pelos parceiros José de Mello e Sonae. A iniciativa conta ainda com o apoio da network.me e do Vale Incubadoras e Aceleradoras do PRR.
Além da formação especializada, a Academia Digital irá premiar os melhores talentos. O aluno vencedor receberá um prémio de dois mil euros e um bilhete para a Web Summit.
A segunda fase do Future Innovators Program, o Hackathon, inicia-se em abril, consiste na realização de desafios intensivos, onde os participantes desenvolvem e apresentam soluções tecnológicas para os desafios empresariais propostos. Esta etapa desdobra-se em dois Hackathons, a realizarem-se em Lisboa e no Porto, nos quais cada equipa construirá um protótipo tecnológico, promovendo assim as capacidades de inovação dos participantes, durante cerca de 24 horas.
Na terceira e última etapa, o programa de aceleração, que se realiza a partir de setembro, os selecionados terão acesso a mentoria e apoio especializado para acelerar o desenvolvimento das suas ideias, com a finalidade de criar um protótipo, podendo este ser validado no mercado.
Os nove meses desta iniciativa culminam no Demo Day em dezembro, onde os participantes terão a oportunidade de apresentar os seus projetos a potenciais parceiros e investidores.
O vencedor do programa de aceleração terá acesso à fase dos nacionais do Hult Prize, a maior competição de empreendedorismo social a nível global, presente em mais de 120 países, que oferece um prémio de 1 milhão de euros à melhor start-up universitária. Além disso, os projetos de maior destaque terão a oportunidade de integrar o Programa de Incubação da Unicorn Factory Lisboa.
Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, salienta que “a colaboração entre estas instituições de renome é resultado da ambição da Fábrica de Unicórnios de fomentar a inovação através do empreendedorismo jovem. Só em 2024, o Future Innovators Program impactou mais de 1200 alunos e ajudou na criação de mais de 100 projetos e ideias inovadoras, sendo que este ano temos como objetivo triplicar o número de estudantes impactados”.