Startup Santarém acolhe encontro temático sobre a Indústria 4.0

Luís Mira Amaral, ex-ministro da Indústria e Energia e ex-presidente executivo do Banco BIC, será um dos oradores convidados do evento que terá lugar amanhã na Startup Santarém.

A NERSANT vai promover um encontro com empresários sobre a temática “Os Desafios e a Aplicação da Indústria 4.0“, amanhã, dia 4 de maio, pelas 14h30, na Startup Santarém, com objetivo informar e sensibilizar os empresários sobre as aplicações concretas deste novo conceito nas empresas.

Luís Mira Amaral, ex-ministro da Indústria e Energia e ex-presidente executivo do Banco BIC, será um dos oradores, que falará sobre os constrangimentos e desafios que estão associados à implementação da indústria 4.0.

O encontro integrará um período de debate, no qual os participantes poderão colocar as suas questões e obter alguns esclarecimentos.

No final da sessão, as empresas serão convidadas a integrar os grupos temáticos de inovação partilhada e será realizado um diagnóstico individualizado, com informação estruturada sobre a situação atual e potencial de implementação dos principais conceitos associados à Indústria 4.0.

A Indústria 4.0 carateriza-se pela digitalização da indústria nos processos de produção. Esta resulta da combinação das potencialidades de diferentes tecnologias, como a automação, o big data, a internet das coisas (IoT – Internet of Things), a cloud, os dispositivos móveis, as redes sem fios ou os sistemas cibernéticos.

O Governo português apresentou recentemente a estratégia do país para a Indústria 4.0, que integra um conjunto de 60 medidas de iniciativa pública e privada que terão impacto sobre mais de 50 mil empresas a operarem em Portugal. Um dos objetivos é, numa fase inicial, requalificar e formar mais de 20 mil trabalhadores em competências digitais.

No âmbito das medidas Indústria 4.0, está prevista uma injeção na economia de até 4,5 mil milhões de euros de investimento ao longo dos próximos 4 anos.

Comentários

Artigos Relacionados