O Portugal’s Ranking of Entrepreneurial Universities 2022, da Startup Portugal, apresenta as universidades portuguesas com mais empreendedores alumni.

A Startup Portugal lançou ontem o Portugal’s Ranking of Entrepreneurial Universities 2022, um relatório que apresenta as universidades portuguesas com mais empreendedores alumni.

“Decidimos lançar este ranking com o objetivo de chamar a atenção das universidades para a necessidade de uma crescente e sustentada promoção do empreendedorismo no meio universitário”, explicou António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal.

As três primeiras posições do ranking são ocupadas pela Universidade Nova de Lisboa, pela Universidade do Porto e pela Universidade Católica Portuguesa.

Na sequência desta primeira edição do ranking, a Startup Portugal pretende chamar a atenção das universidades para a temática, sendo que, a partir de 2023, será atribuído um prémio anual à universidade portuguesa com mais destaque no ecossistema empreendedor nacional.

Esta primeira edição visa também incentivar as universidades, os seus alunos e alumni a registar os seus projetos na plataforma de mapeamento do ecossistema Dealroom, para que as conclusões sejam cada vez mais rigorosas e representativas da realidade no panorama do empreendedorismo no ensino superior.

A realização deste relatório, refira-se, teve por base a análise a informação retirada da plataforma de dados Dealroom , atualmente utilizada pela Startup Portugal para mapeamento do ecossistemas nacional. Regista 1.509 fundadores oriundos de 47 instituições de ensino superior em Portugal, de um total de 433.212 alunos matriculados em mais de 120 instituições de ensino superior, em 2022, anunciados pela Direcção Geral do Ensino Superior.

“Apesar de estas duas realidades não serem diretamente comparáveis, transmitem-nos uma ordem de grandeza que nos permite concluir que ainda há muito trabalho a ser feito para promover o empreendedorismo no nosso sistema de ensino”, esclareceu João Silva, Head of Data & Standards da Startup Portugal.

A Startup Portugal  anunciou ainda que ao longo do próximo ano vai iniciar um conjunto de atividades para incentivar à promoção do empreendedorismo nas universidades. Destaque para o roadshow pelas universidades nacionais para apresentar o ecossistema e recursos de apoio a quem pretende empreender; para a promoção do programa Empreende XXI, da Startup Portugal em parceria com IEFP, que promove a criação de novos negócios; e ainda a promoção das júnior empresas no ecossistema nacional, através da inclusão em eventos de comunidade.

Comentários