A start-up queniana que está combater o lixo em Nairóbi

Mudar a perceção que os quenianos têm do lixo e criar impacto social e ambiental nas comunidades é a estratégia da start-up Mr. Green África.
A Mr. Green África é uma start-up tecnológica virada para a reciclagem de plástico, sediada em Nairobi, Quénia, que está a pôr em prática uma estratégia para ajudar a resolver o problema dos resíduos no país.
Com um grave problema de gestão de resíduos, a capital Nairóbi produziu, no ano passado, cerca de 2400 toneladas diárias de lixo. Mas, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Quénia, apenas 38% desse lixo foi recolhido e menos de 10% foi reciclado. Ou seja, cerca de 62% acabou em lixeiras ilegais ou foi queimado.
O objetivo da start-up é recolher produtos recicláveis, ao mesmo tempo que promove um impacto social e ambiental na comunidade. Depois de dois anos a estudar e a observar como funcionava a cadeia de gestão de lixo, a Mr. Green Africa inspirou-se nos benefícios económicos, sociais e ambientais que podiam resultar da interação com os chamados recoletores informais. Com base nisso concebeu um modelo de negócio centrado nas pessoas, e na partilha de valores, e que incentiva os marginalizados “apanhadores de lixo”, oferecendo-lhes prémios e benefícios para assegurar um abastecimento regular de lixo reciclável e que simultaneamente os ajude a sair da pobreza. Ou seja, o trabalho de reciclagem é feito através de um grupo informal de recoletores que a Mr.Green integra no seu negócio, aproveitando a tecnologia que desenvolveu para gerir e agilizar as operações. Depois os materiais reciclados de boa qualidade seguem para os mercados locais e internacionais.
Keiran Smith, CEO da empresa, lembra que no Quénia existe um verdadeiro grupo de apanhadores de lixo que apenas faz isso. A empresa concentrou-se nessa realidade e nesse grupo de pessoas que cresceu em circunstâncias muito precárias, muito expostas à exploração e que luta apenas para sobreviver. O trabalho social da Mr. Green consiste em dar-lhes a oportunidade de negociarem e conseguirem um rendimento.