Start-up brasileira oferece desconto a quem chegar cedo ao restaurante
Um casal de empreendedores brasileiros criou uma plataforma que oferece descontos de 50% a quem chegar cedo ao restaurante. O projeto está a funcionar no Brasil.
Se for almoçar ou jantar fora e reservar a primeira hora do restaurante pode ser contemplado com um desconto de 50%. O projeto está a funcionar no Brasil, na região de São Paulo, e é da autoria da dupla de empreendedores brasileiros Léo Cuófano e Talyta Vecina. Consiste numa plataforma online designada Primeira Mesa. O processo é simples: ao marcar a primeira hora do restaurante, ou seja aquele período que antecede a “hora de ponta”, os clientes pagam apenas 50% do valor da conta. Para tal basta ir ao site, ou descarregar a aplicação, e fazer a reserva.
Esta é uma solução “win-win”: se o cliente não se importar de almoçar ou jantar mais cedo do que o habitual ganha um desconto de 50%. Por sua vez, o restaurante rentabiliza as mesas que tem vazias. Ou seja, se o restaurante abre às 19 horas e os clientes só começarem a chegar às 20.30, desta forma não tem mesas vazias nem os empregados parados e, assim, amortiza os custos operacionais associados ao facto de estar aberto, uma vez que a aplicação traz os clientes para o primeiro horário do restaurante.
O casal de empreendedores percebeu, nas suas viagens pelo mundo, que esta era uma tendência em muitos países, nos quais as pessoas, os chamados “early birds”, chegam cedo aos restaurantes e pagam menos por isso.
Arriscaram e adaptaram a ideia ao mercado brasileiro, numa primeira fase na sua cidade natal. Agora, o Primeira Mesa já tem uma rede de 850 restaurantes e está presente em 30 municípios. A rentabilidade do negócio para a plataforma advém dos vouchers que os clientes compram para fazer as reservas e não de comissões. O modelo de negócio possibilita que os parceiros funcionem como uma espécie de franchising e, por isso, 22 desses parceiros estão habilitados a usar a marca Primeira Mesa noutras cidades. De acordo com os seus fundadores, a aplicação tem crescido entre 40 a 60% ao mês.