Start-up israelita quer tornar os aviões elétricos pessoais uma realidade

A AIR está a trabalhar no transporte aéreo elétrico urbano que possa ser usado por qualquer pessoa. As primeiras entregas estão previstas para 2024.

A criação de protótipos de aviões elétricos de descolagem e aterragem verticais, os chamados eVTOL (Vertical Take-Off and Landing) tem sido cada vez mais frequente nos últimos, com vários exemplos espalhados pelo mundo fora.

Um dos projetos mais recentes está a ser desenvolvido pela start-up israelita AIR, que está a apostar num veículo para poder ser usado pela população, num registo privado. Como explicou à Euronews, Rani Plaut, cofundador e CEO da AIR, “a maioria do mercado vai para o lado comercial, táxis eletrónicos, táxis elétricos e autocarros… A AIR, baseada na nossa tecnologia, é o carro privado desta categoria que trará uma alta disponibilidade de tráfego aéreo para a maioria das pessoas”.

O responsável da AIR prevê que o seu eVTOL possa ser usado para viagens curtas acima do tráfego da cidade ou viagens de lazer, mas admite que ainda há uma série de obstáculos regulamentares para ultrapassar até que a sua utilização se torne realidade.

O CEO da start-up israelita assegura que o AIR ONE será fácil e seguro de operar. “A formação de voo é um processo muito curto. Basicamente, estamos a envolver o utilizador com este software. Ou seja, o avião não voa sozinho, mas opera-se dizendo ao avião o que quer fazer. E depois o avião traduz as indicações em manobras”, explicou.

O eVTOL da AIR ainda está em fase de testes e recentemente passou por uma etapa fundamental ao fazer-se um voo não tripulado inaugural da aeronave. A start-up estima que, e depois das devidas aprovações regulamentares, o seu  protótipo esteja no mercado no final de 2024. O preço base de venda deverá rondar os 140 mil euros.

Comentários

Artigos Relacionados