Toyota investe 400 milhões em start-up americana de transporte aéreo
Desenvolver um projeto de transporte voador é a aposta do fabricante automóvel japonês que quer expandir as suas operações para além dos carros.
A Toyota acaba de investir cerca de 400 milhões de dólares (aproximadamente 360 milhões de euros) na Joy Aviation, anunciou a start-up em comunicado. Com sede na Califórnia, Estados Unidos, esta start-up do setor aeroespacial é especialista no desenvolvimento e comercialização de aeronaves para serviços de transporte aéreo silenciosos e acessíveis, e já recebeu mais de 700 milhões de dólares (cerca de 630 mil euros) em investimentos de fundos de venture capital e, inclusivamente, do próprio governo americano.
Com este negócio, a Toyota explora, assim, uma nova vertente na mobilidade, uma colaboração que reflete o reconhecimento do fabricante japonês do potencial de longo prazo do mercado de mobilidade aérea urbana para atender às necessidades em evolução da sociedade e oferecer viagens aéreas seguras e acessíveis a todos.
“O transporte aéreo tem sido um objetivo de longo prazo para a Toyota, e enquanto continuamos o nosso trabalho no negócio de automóveis, este acordo ajusta as nossas vistas para o céu”, afirmou Akio Toyoda, presidente e CEO da Toyota Motor Corporation. “À medida que assumimos o desafio do transporte aéreo conjuntamente com a Joby, um projeto inovador e emergente eVTOL (Vertical Take-Off and Landing), aproveitamos o potencial para revolucionar o transporte e a vida futura. Através deste esforço novo e emocionante, esperamos entregar a liberdade de movimento e prazer para os clientes em todos os lugares, em terra, e agora, no céu”, acrescentou aquele responsável.
Nesta parceria, a Toyota vai partilhar a sua expertise na produção de veículos e a Joby o talento na aviação. Os detalhes sobre o protótipo que resultará desta colaboração só serão conhecidos a médio prazo.
A Joby Aviaton foi criada em 2029 e é o braço de uma empresa de tecnologia que também produz câmaras e acessórios eletrónicos. Conquistou destaque no mercado com o fabrico de pequenos aviões elétricos, semelhantes a drones gigantes. Em dezembro do ano passado fez uma parceria com a Uber.