Start-up holandesa inicia produção de carro elétrico movido a energia solar

A Lightyear anunciou que o primeiro veículo elétrico movido a energia solar do mundo entrou em fase de produção. O Lightyear 0 já recebeu 150 encomendas e custa 259 mil dólares (247 mil euros).

A start-up holandesa Lightyear quer lançar o primeiro carro elétrico 100% movido a energia solar, aquele que chama de “primeiro carro solar do mundo”. O Lightyear 0 resultou de seis anos de pesquisas e desenvolvimento e está agora a entrar na fase de produção.

O veículo foi aprovado para ser usado nas ruas das grandes cidades e conta com painéis solares duplos, anexados ao capô. Consegue funcionar até sete meses com a mesma carga, de acordo com a empresa. Em teoria, os utilizadores poderão percorrer até mil quilómetros antes de voltarem a recarregar o automóvel.

O primeiro lote será para os primeiros 150 compradores. Quem tiver interesse, precisa de desembolsar 259 mil dólares (247 mil euros).

A Valmet Automotive é a fábrica finlandesa que irá produzir o Lightyear 0 – um apenas por semana. Se o projeto for bem-sucedido, a empresa pretende aumentar a produção para cinco veículos por semana até o segundo semestre do próximo ano.

Comentários

Artigos Relacionados