Start-up do mês: Vimaranense Sentinel desenvolve tecnologia para fábricas e conquista espanhóis

Este mês desafiámos a Set.Up Guimarães a eleger a start-up do mês. A escolha recaiu na Sentinel que desenvolve maquinaria e programas de software de visão computacional para fábricas e que foi adquirida recentemente pelo maior grupo empresarial do País Basco.
Nome: Sentinel,
Fundadores: Joel Alves, Álvaro Oliveira e Rui Moreira.
Volume de negócios: Cerca de 3 milhões de euros em 2024
Plano de negócios: A Sentinel, fundada por três engenheiros em Guimarães, é uma empresa tecnológica especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras de visão computacional e inteligência artificial para o setor industrial. As suas ferramentas abrangem desde a inspeção de peças injetadas à inspeção 3D de soldas e orientação robótica, destinando-se a indústrias como a automóvel, médica, farmacêutica, plásticos, metalomecânica, alimentação e cortiça.
A strat-up está focada na criação de um ecossistema de inspeção orientado para a eficiência dos processos produtivos e a melhoria da qualidade dos produtos, através de software de alto desempenho.
Porque merece destaque: Recentemente adquirida pelo grupo espanhol Mondragón, o maior conglomerado empresarial do País Basco, a Sentinel irá transferir a sua sede para Rubí, Barcelona, mantendo um centro tecnológico em Portugal. A empresa, incubada no TecPark da Set.Up Guimarães, rede de Incubadoras do Município de Guimarães, foi fundada há quatro anos, emprega 16 colaboradores e conta com clientes de renome, como a Continental, Borgwarner e a Amorim.
Outra informação relevante: Com planos ambiciosos, prevê um crescimento significativo, apontando para um volume de faturação entre 8 e 10 milhões de euros nos próximos anos. Depois de este ano arrancar com a atividade em Barcelona, nos seus planos futuros está a expansão para mais países, tais como México ou Alemanha, reforçando assim a sua presença internacional.