Este mês lançámos o desafio à Associação Empresarial da Região de Viseu de eleger a start-up do mês. A escolhida foi a Promptequation, sedeada em Viseu e que conta com uma equipa de especialistas que acredita no poder do código aberto. A start-up opera já nos mercados do Reino Unido e nos Estados Unidos.

Nome da Start-up: Promptequation

Fundador: Diogo Duarte

Atividade: Implementação e desenvolvimento de software código aberto, nomeadamente sistemas ERP (Enterprise Resource Planning).

Volume de negócios: em 2019, a start-up registou um volume de negócios de 360 mil euros.

Plano de negócios: A Promptequation foi fundada em 2015 e progressivamente adquiriu e desenvolveu uma equipa de análise de negócio e de desenvolvimento de software.Nos últimos três anos tem visto o seu volume de negócios crescer a um ritmo superior a 50%, graças ao seu posicionamento nos mercados do Reino Unido e EUA.

No ano de 2019 posicionou-se como Odoo Certified Ready Partner através duma empresa participada nos EUA e patrocinou o Odoo Roadshow em Seattle, Washington. Já no Reino Unido, foi a primeira empresa implementadora de Odoo a ver reconhecido o seu serviço de integração com o Making Tax Digital atribuído pela entidade tributária do UK HM Revenue & Customs. Para 2020 tem planeada a participação na Mach 2020, em Birmingham, no Reino Unido, e na Odoo Connect, em São Francisco, EUA.

Porque merece destaque: Segundo a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), “a Promptequation está fortemente envolvida em várias comunidades e projetos open source. O envolvimento nas comunidades do open source faz parte do seu modelo de negócio, alimentando a sua visibilidade global, alicerçada na competência da sua equipa e ao mesmo tempo valorizando individualmente os seus elementos”.

Nos últimos anos, a start-up tem desenvolvido projetos para várias zonas do globo: EU, UE, UK, Austrália e China. Através da sua participada OdooGap (Idaho) posicionou-se como principal integrador do Odoo daquela região dos Estados Unidos. Tem adquirido e desenvolvido competências nas áreas do Ecommerce, Logística, Gestão da Produção, Manufatura e Contabilidade nas várias zonas do globo. Esta envolvência tem-lhe permitido estar na linha da frente das mais recentes metodologias e técnicas de gestão.

Outra informação relevante: O Odoo é um sistema com 5 milhões de utilizadores desenvolvido por milhares de programadores em diversos locais do mundo. Entre alguns clientes conhecidos do Odoo, encontram-se WWF, Toyota, COX, Hyundai e a Danone. A diversidade de utilizadores, empresas e programadores facilita o processo de internacionalização das empresas.

Comentários