Start-up do mês: KimiSciences Pharmaceuticals

Desafiámos a StartUp Alentejo, em Vendas Novas, a eleger a start-up do mês. A escolhida foi a KimiSciences Pharmaceuticals Manufacturing, um projeto de investigação, desenvolvimento e fabrico de produtos farmacêuticos.

Nome da Startup: KimiSciences Pharmaceuticals

Fundadores: Cláudia Lucas e Jorge Lucas

Atividade: Indústria farmacêutica

Volume de Negócios: 1,2 M€ (primeiro ano)

Plano de Negócios: A KimiSciences (KS) está a instalar uma nova unidade fabril farmacêutica automatizada e dotada de novas tecnologias no parque industrial de Vendas Novas. Ali, vai fazer investigação, desenvolvimento e fabrico de produtos farmacêuticos inovadores e diferenciadores, destinados à saúde animal e humana, certificados de acordo com as normas internacionais para as diferentes áreas da saúde.

A unidade fabril está vocacionada para produzir formas farmacêuticas líquidas e pastosas, pós e granulados, comprimidos e diferentes tipos de dispositivos médicos e cosméticos. O processo produtivo da KS privilegia economias de escala e sinergias com ganhos de produtividade, elevando a eficiência produtiva e energética, a automatização de processos, a qualidade dos produtos e a produtividade. Também aposta nos mercados internacionais o que impõe uma alta capacidade produtiva.

Pontos Fortes: A empresa revela uma preocupação constante com a investigação e desenvolvimento de novos produtos. Quer exportar produtos transacionáveis e de tecnologia e conhecimento intensivos, especialmente ao nível de medicamentos e pré-misturas medicamentosas, licenciar os produtos produzidos e obter certificações de boas práticas de fabricação. Segue uma relação de proximidade com o cliente final e tem um excelente conhecimento da cadeia de valor e grande experiência no sector.

Objetivos:

  • Conceção de uma unidade industrial farmacêutica de raiz.
  • Criação de 27 postos de trabalho, no primeiro ano, dos quais 10 são quadros altamente qualificados.
  • Em 2018, entrar em alguns países da Europa e da América do Sul;
  • Garantir uma autonomia financeira crescente e sempre acima dos 20%.
  • Obter um volume negócios superior a 1,2 milhões de euros.
  • A partir de 2020, atingir uma intensidade exportadora superior a 60%;
  • Alcançar o payback do projeto em cinco anos.

Porque merece destaque: A KimiSciences escolheu Vendas Novas, Alentejo, para se instalar, apesar de ser um território sem tradição em projetos do setor farmacêutico, mas com excelentes infraestruturas de apoio e logísticas. A par disso, adotou uma estratégia de diferenciação global, com inúmeras vantagens competitivas, como por exemplo: o foco na investigação e inovação; o domínio da tecnologia farmacêutica aplicada ao produto e ao processo; uma estrutura de recursos humanos com vasta experiência, competências e skills consolidados

O facto de desenvolver o seu layout fabril de raiz permite uma configuração racional e eficiente. Será suportada por procedimentos de garantia e controlo da qualidade, associados a procedimentos de armazenamento e expedição com recurso às mais recentes tecnologias de software e hardware especializados.

Outra informação relevante: A estruturação do projeto KS iniciou-se entre maio de setembro do ano passado e em outubro instalou-se na incubadora StartUP Alentejo – Vendas Novas Empreende. No início do próximo ano, vai proceder à qualificação dos equipamentos e à validação dos processos e formação. Em março, depois da certificação das autoridades de saúde, prevê-se que comece a fabricar.

Site: http://www.kimisciences.com

Comentários

Artigos Relacionados