Richard Branson, fundador do grupo Virgin, nunca frequentou um curso universitário e saiu mais cedo do secundário. No entanto, tem um enorme sucesso no mundo dos negócios. O segredo? Segundo ele, a felicidade!

Dificilmente encontramos alguém mais bem-sucedido do que Richard Branson. Aos 20 anos começou um negócio de encomendas de discos por catálogo e aos 22 já estava à frente de uma cadeia de lojas de discos. Desde então fundou mais de duas centenas de empresas, que vão desde companhias áreas até ginásios.

Mas não é apenas esta habilidade que destaca Branson da multidão de empreendedores que estão constantemente a criar negócios. O líder do grupo Virgin parece estar sempre contente: se não estiver a praticar desporto ou um hobby radical ou, ainda, a organizar eventos para ajudar quem mais precisa (como aconteceu recentemente na Venezuela), o milionário está a passar tempo com a família e amigos.

Deep Patel, empreendedor e colaborador do Entrepreneur, partilhou os oito ensinamentos sobre a felicidade e o sucesso que aprendeu com Richard Branson.

Não meça o seu sucesso pelo dinheiro que ganha

“Um equívoco comum é que o dinheiro ser a métrica para o sucesso de um empreendedor. Não é, nem devia ser. Nunca criei negócios para fazer dinheiro”, explica Branson num artigo publicado sua na rede social LinkedIn.

Os empreendedores que são guiados pelo dinheiro acabam por não ser bem-sucedidos. Contudo, o líder do grupo Virgin garante que se estas pessoas se concentrarem em tornar o mundo num sítio melhor, o dinheiro, eventualmente,  aparecerá.

Patel acrescenta ainda que aprendeu que o sucesso é uma meta em constante movimento e que as pessoas devem sempre sentir que há mais por fazer, mas que é importante agradecer e contemplar aquilo que se tem no presente.

Saia do mundo digital e foque-se em conversas cara-a-cara

Branson adora tecnologia, mas concorda que nada pode substituir uma conversa cara-a-cara, especialmente com as pessoas que nos são mais próximas. Por este motivo, quando está com alguém, o milionário tenta sempre colocar os seus dispositivos de lado para lhe prestar o máximo de atenção possível.

“Podemos todos estar mais presentes nas nossas próprias vidas. Acredito piamente que viver o momento é a chave para a felicidade e para o sucesso. [Em oposição,] estar constantemente colado ao telemóvel pode ter um grande impacto nas relações”, explica Branson.

Divirta-se com tudo o que faz

Se não estiver a divertir-se com aquilo que está a fazer, algo está errado. Este é o mote de Branson, que acredita que em vez de trabalhar para viver, as pessoas devem viver para trabalhar – porque o trabalho pode ser divertido e agradável.

No livro “The Virgin Way: Everything I Know About Leadership”, escreve que o “divertimento é um dos mais importante – e subestimados – ingredientes para criar um negócio de sucesso”.

Encontre um hobby que o faça desfrutar do ar livre

Outro conselho para ser mais feliz é encontrar um hobby ao ar livre. Esta solução não só reduz a ansiedade e o stress, como também é uma forma de recarregar baterias e de “se sentir melhor e com mais controlo”.

No caso do líder da Virgin, são as caminhadas, o ciclismo e o windsuf que o colocam em contacto direto com a natureza.

Sonhe em grande

“Sonha em grande e vai-lhe ser apresentada a oportunidade de liderar o mundo numa aventura incrível.” A mensagem foi passada por Richard num tweet que, apesar de ter dois anos, continua alinhado com aquilo em que o empreendedor acredita. Até porque, lembra, o seu percurso revela que um sonho pode percorrer um grande caminho, como o exemplo da Virgin Records – que começou como um catálogo por encomenda.

Aprenda à medida que vai avançando

Há casos de empreendedores bem-sucedidos que acabaram por desistir da universidade, mas no caso de Branson esta oportunidade nunca chegou. O milionário não participou em nenhum curso universitário e acabou por sair do ensino secundário mais cedo do que era suposto – um percurso que, por norma, não é um bom presságio de sucesso.

Mas contrariamente aquilo que a maioria das pessoas antecipava, nunca parou de aprender. Prova disto são as empresas que foi lançando ao longo dos anos em áreas totalmente distintas e às quais se teve de ir adaptando para poder construir projetos de sucesso.

Branson tenta aprender pelo menos uma coisa por dia. “É muito importante perceber que não importa se não sabermos uma coisa – porque podemos sempre descobrir. Aproveitem as oportunidade e nunca se entreguem às dúvidas que têm em relação a vocês”, explica o milionário no seu blog.

Não tenha medo e experimente novas coisas

Outro facto para ter lançado projetos em diferentes setores de atividade é a falta de medo de experimentar novas coisas. Branson nunca se limitou a atuar em apenas uma área e encoraja qualquer pessoa a sair da sua zona de conforto para criar novos projetos.

“Posso dizer-vos que nunca nada do que aconteceu de bom na minha vida aconteceu comigo na zona de conforto. Se conseguirem passar a fase de dúvida,  prometo-vos que é aqui que as coisas boas acontecem”, refere o empreendedor.

Torne a felicidade num hábito

Encontro tempo para procurar felicidade todos os dias. Contrariamente àquilo que se possa pensar, felicidade não é o resultado do sucesso. Contudo, este sentimento pode apoiá-lo a tornar-se bem-sucedido.

“Tenho conhecimento do quão sortudo sou por ter uma vida extraordinária e muitas pessoas podem assumir que o sucesso do meu negócio e a respetiva riqueza me trouxeram felicidade. Mas não. Na verdade, é o contrário. Eu sou bem-sucedido, rico e bem relacionado porque sou feliz.”

Comentários

Sobre o autor

Avatar