Dinheiro, poder e as corretoras que negoceiam os recursos da Terra. Estes são alguns dos temas em foco no “O Mundo à venda”, uma edição da Casa das Letras.

Do que fala
O mundo moderno é construído sobre matérias-primas – desde o combustível que alimenta os carros até aos metais que permitem fazer as baterias dos smartphones. Raramente paramos para pensar de onde é que eles vêm. Em “O Mundo à Venda”, Javier Blas e Jack Farchy, dois jornalistas de renome internacional levantam o véu sobre os cantos menos escrutinados da economia do mundo: o trabalho de negociantes de matérias-primas bilionários que compram, acumulam e vendem os recursos do planeta.

É a história de como um grupo de homens de negócios aventureiros se tornou uma ferramenta indispensável nos mercados globais: permitindo uma enorme expansão no comércio internacional, e ligando países ricos em recursos – independentemente de serem corruptos ou estarem envoltos em guerras – com os centros financeiros de mundo.

E é a história de como alguns comerciantes adquiriram poder político incalculável, mesmo debaixo do nariz de entidades reguladoras e de políticos – ajudando Saddam Hussein a vender o seu petróleo; alimentando o exército rebelde líbio durante a Primavera Árabe; e levando dinheiro ao Kremlin de Vladimir Putin, apesar das sanções ocidentais.O resultado é uma viagem esclarecedora através das fronteiras mais selvagens da economia global, assim como um guia revelador de como o capitalismo realmente funciona.

Quem escreveu
Javier Blas é um jornalista espanhol especializado na área da energia, matérias-primas e agências comerciais. Trabalha para Bloomberg News e anteriormente cobriu commodities para o Financial Times. Já entrevistou a maior parte das figuras-chave na indústria de comercialização de matérias-primas. A par disso, publicou os relatórios financeiros de muitas destas empresas sigilosas pela primeira vez. Fez reportagens em países tão diversos como Cazaquistão, Costa de Marfim e Líbia. Aparece frequentemente na televisão e na rádio como especialista de commodities. “O Mundo à Venda” é o seu primeiro livro.

Também jornalista da Bloomberg New, o britânico Jack Farchy é outro dos autores do livro. Foi correspondente em Moscovo para o Financial Times, e tal como o seu colega aparece regularmente na BBC Radio 4 Today, como especialista em commodities.

Temas Chave
Mundo, sociedade, economia

Ficha Técnica
Título: O Mundo à Venda
ISBN: 9789896614416
Edição: setembro 2022
Editora: Casa das Letras
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 528

Comentários