Quer ser mais produtivo? Estudo recente ajuda-o

Um estudo recente da VitalSmarts descobriu quais são os principais hábitos das pessoas mais produtivas e o que lhes permite executar mais tarefas em menos tempo e sem stress.

Já pensou na razão para alguns dos seus colegas de trabalho serem mais produtivos do que os outros? Um novo estudo da VitalSmarts revelou quais são as principais caraterísticas que as pessoas produtivas possuem.

Com uma amostra de 1600 pessoas, entre gerentes e funcionários, o estudo revelou que 83% dos líderes e 77% dos trabalhadores referem que as pessoas mais produtivas têm menos stress e um aumento de produtividade devido aos seus hábitos.

Segundo o estudo, há uma quantidade de fatores que contribuem para esta redução do stress, sendo, um deles, a falta de vergonha ou de orgulho de pedir ajuda e não ter medo de fazer perguntas no local de trabalho. Quando questionados sobre as pessoas menos produtivas, a falta de comunicação e a lentidão nas respostas são as duas maiores queixas.

Caraterizados como organizados, bons gestores do tempo e atenciosos no que toca ao detalhe, os bons “performers” distinguem-se das pessoas pouco produtivas que são vistas como tendo pouco tempo, falta de atenção e pouco seguimento no que diz respeito ao trabalho.

Com outro foco, os investigadores inquiriram 2072 pessoas sobre como é que as suas práticas produtivas contribuíam para o stress. Neste contexto, as pessoas que mostravam uma produtividade superior à média tinham dez vezes menos possibilidades de concordar com as afirmações “vivo num caos”, “sinto-me distraído frequentemente” e “não consigo fazer mais que uma tarefa ao mesmo tempo”.

As pessoas mais produtivas tinham 21 vezes menos hipóteses de se sentirem familiarizados com esta asserção: “por vezes sinto-me ansioso. Nunca tenho a certeza se me esqueci de algo”. Os mais produtivos têm ainda menos 88 vezes de possibilidades – quando comparados aos restantes – de se relacionarem com a afirmação “sinto-me frequentemente insuficiente. Desaponto-me a mim e aos outros porque falho em compromissos importantes”.

Os investigadores descobriram ainda que as pessoas mais produtivas têm:

  • 55 vezes menos possibilidades de começar projetos que acabam por não se concretizar.
  • 17 vezes menos possibilidades de ter a caixa de entrada cheia de e-mails por ler;
  • 18 vezes menos possibilidades de se sentirem sobrecarregados de trabalho.

Agora que já sabe quais são as principais caraterísticas de uma pessoa responsável e mais produtiva pense bem em como está a usar o seu tempo no trabalho e na forma como se organiza.

Comentários

Artigos Relacionados