Programa de inovação NextLap procura inovadores para dar segunda vida aos pneus usados

A NextLap o prolongou prazo de candidaturas para o seu programa de inovação colaborativa. Empreendedores com projetos na economia circular podem candidatar-se ao programa até dia 24 de julho.

Dar uma segunda utilização a pneus em fim de vida é o propósito da segunda edição do programa de inovação colaborativa NextLap. A iniciativa, implementada pela Valorpneu, pela multinacional de origem dinamarquesa Genan e pela consultora Beta-i, pretende apoiar o desenvolvimento de novos produtos que reduzam o desperdício dos materiais dos pneus e está a receber candidaturas até dia 24 de julho.

Podem participar PME, start-ups, centros de investigação e empreendedores de todo o mundo com ideias ou produtos desenvolvidos que possam tratar, reutilizar e trazer novas aplicações para os pneus inteiros ou fragmentados.

A estas podem juntar-se também projetos que tenham como intuito o reaproveitamento dos materiais derivados do pneu, como o granulado de borracha, fibras têxteis e aço, que serão também apoiados pelos diferentes parceiros do programa.

As empresas parceiras do programa – Decathlon, TMG Automotive, Pragosa e Infraestruturas de Portugal (IP) – irão colaborar, durante quatro meses, no desenvolvimento e validação das novas propostas para serem, posteriormente, incorporados no seu portefólio de produtos.

A ideia mais promissora receberá um prémio de cinco mil euros e os melhores projetos terão oportunidade de fazer um pitch para o Comité de Inovação Global da Genan, na Dinamarca. Da primeira edição do NextLap resultaram cinco projetos inovadores.

Comentários

Artigos Relacionados