Programa internacional acelera turismo português

Atrair para Portugal a melhor inovação ligada ao turismo e contribuir para o aumento da competitividade e inovação do setor é o lema do programa Aceler@Tech. Uma organização da Acredita Portugal com apoio do Turismo de Portugal.

Começam hoje as inscrições para o Aceler@Tech in Portugal, o novo programa internacional de aceleração organizado pela Acredita Portugal com o apoio do Turismo de Portugal, no âmbito do Programa FIT. Esta iniciativa tem como objetivo contribuir para atrair para Portugal soluções inovadoras ligadas ao setor do turismo e viagens, contribuindo desta forma para aumentar e reforçar a competitividade desta área de atividade.

Nesta que é a sua primeira edição, o Aceler@Tech desafia start-ups nas fases pré-seed ou seed com soluções digitais para as empresas do setor do turismo e PME, soluções turísticas sustentáveis, soluções para promover e desenvolver produtos e recursos locais do campo e das áreas rurais, e soluções inovadoras para a recuperação turística.

O programa pretende, assim, ajudar a criar e desenvolver novos negócios baseados em ideias inovadoras e disruptivas no setor do turismo e ao mesmo tempo apoiar o desenvolvimento de projetos que contribuam para a sustentabilidade económica, social e ambiental, agregando tecnologias e métodos disruptivos que ajudem as empresas a passar dos modelos operacionais tradicionais para tecnologias avançadas e processos mais eficientes, dizem os seus organizadores.

Simultaneamente, visa ajudar as start-ups a adquirirem conhecimentos, redes e apoios especializados para transformar e integrar a sua ideia nos ecossistemas digitais portugueses e europeus, e ainda destacar soluções de promoção e desenvolvimento de produtos e recursos locais com origem em zonas rurais.

O projeto vencedor receberá um prémio pecuniário de 15 mil euros, o segundo três mil euros e o terceiro dois mil. Todos os outros participantes receberão prémios personalizadas dos parceiros do programa.

Em junho, no fim do programa de aceleração, serão divulgadas as 20 start-ups finalistas.

Comentários

Artigos Relacionados