Produtividade e gestão de tempo: 12 livros para ler neste verão

As férias estão aí. A mala está quase pronta. O que falta? Os companheiros de sempre. Que é como quem diz um par de livros. E se forem livros que lhe dão dicas para aumentar a produtividade e gerir melhor o tempo?
Costuma devorar livros para ser mais produtivo e gerir melhor o tempo? Apresentamos-lhe 12 obras nas quais pode mergulhar de cabeça neste verão. Os títulos nesta lista, elaborada pela Entrepreneur, prometem levá-lo a fazer mais sem aquela sensação de que está a desperdiçar horas da sua vida.
1. “The Mental Toughness Handbook: A Step-By-Step Guide to Facing Life’s Challenges, Managing Negative Emotions, and Overcoming Adversity with Courage and Poise”, por Damon Zahariades
Publicado em abril de 2020, este manual de resistência mental foi escrito pelo especialista em produtividade Damon Zahariades, que também gere o site Artofproductivity.com.
O autor define resistência mental, a sua importância e as características das pessoas mentalmente resistentes. Fornece também estratégias acionáveis e exercícios para aumentar a força mental e manter os impulsos afastados.
Citação: “Os empreendedores e donos de negócios enfrentam inúmeros obstáculos e contratempos. A única maneira de obter sucesso a longo prazo é suportá-los e superá-los”.
2. “Atomic Habits: An Easy & Proven Way to Build Good Habits & Break Bad Ones”, por James Clear
Publicado em outubro de 2018, “Atomic Habits” fornece conselhos práticos sobre como construir um sistema para melhorar 1% por dia e substituir os maus hábitos por melhores. O escritor e orador James Clear também aconselha sobre como superar obstáculos, como a falta de motivação, e voltar a encarrilar.
Citação: “Os bons hábitos fazem do tempo seu aliado. Os maus hábitos fazem do tempo seu inimigo”.
3. “The Upbeat, Organized Home Office: Five Simple Steps to SORT and SUCCEED for an Organized Mind, Better Time Management Skills & an Office that Makes You Smile”, por Darla DeMorrow
Lançado no início de 2020, este título da autoria de Darla DeMorrow enfatiza a importância de organizar e “destralhar” o seu espaço de trabalho. Embora já deva ter encontrado informação do género, vale a pena ler pela forma como Darla DeMorrow combina o seu sentido de humor com conselhos práticos nos quais se tem apoiado, como o Sistema SORT and Succeed!.
Citação: “Independentemente de preferências pessoais, um escritório em casa organizado ajuda a fazer mais. O objetivo é criar um espaço num tom otimista que minimize as distrações, enquanto tem o seu gosto e estilo”.
4. “The Idiot Brain: A Neuroscientist Explains What Your Head is Really Up To”, por Dean Burnett
Já tinha avançado e desenvolvido novos hábitos saudáveis – como, por exemplo, resistir à tentação de navegar na Internet ou verificar os e-mails assim que estes entram. No entanto, agora esqueceu-se por completo de uma prioridade na sua lista de tarefas. O que se passa?
Em “The Idiot Brain”, o neurocientista Dean Burnett explica a maneira bizarra e desatualizada como o nosso cérebro funciona. Neste livro que entretém e diverte, Dean Burnett explica como funciona a matéria cinzenta e como podemos impedir que esta sabote a nossa produtividade.
Citação: “Procrastinar é a motivação para fazer a coisa errada”.
5. “Hyperfocus: How to Manage Your Attention in a World of Distraction”, por Chris Baily
Se quer ser mais produtivo, confira o trabalho de Chris Baily, especialista em produtividade e autor de “The Productivity Project” (2016), e do site A Life of Productivity.
Em “Hyperfocus” (2018) Baily fornece estratégias práticas para ajudar a ter as coisas feitas ao agendar sessões de “hiperfoco”. Para o conseguir, Chris Bailey sugere que esteja ciente das possíveis distrações, tornando-se mais consciente da sua energia, e ao estabelecer intenções. Uma das principais conclusões do livro é: consumir apenas informação útil ou na qual está interessado.
Citação: “Somos aquilo em que prestamos atenção, e quase nada influencia tanto as nossas produtividade e criatividade quanto a informação que consumimos no passado”.
6. “The Joy of Missing Out: Live More by Doing Less”, por Tonya Dalton
Tonya Dalton, fundadora e CEO da Inkwell Press Productivity Co., é frequentemente descrita como uma mistura entre Brené Brown e Stephen Covey. A essência de “The Joy of Missing Out” (2019) é simples: fazer menos vai torná-lo produtivo. Tal pode parecer contraintuitivo e impossível, mas se deixar de lado o que não é importante pode concentrar-se nas prioridades e aproveitar onde se encontra no momento.
Citação: “Temos de parar de glorificar os ocupados. Temos de mudar a nossa mentalidade e redefinir o que significa ser produtivo. Produtividade não é fazer mais, é fazer o que é mais importante. Temos de parar de tentar fazer mais e, em vez disso, redirecionar o nosso foco para as nossas prioridades. Quando o fazemos, a nossa vida ideal pode tornar-se na nossa vida quotidiana real”.
7. “When: The Scientific Secrets of Perfect Timing”, por Daniel Pink
Esta obra (2018) vem no seguimento de “Drive” e de “To Sell is Human”, ambos de Daniel Pink. Neste título o autor descreve como passamos por três estágios ao longo do dia: pico, vale e recuperação. Conhecendo este padrão, pode planear a sua agenda com mais eficiência: por exemplo, durante o seu pico deveria dedicar o tempo a tarefas como trabalho analítico.
O final da tarde é quando a energia geralmente diminui, e é por isso que se apelida de vale. Durante este período é ideal fazer trabalho administrativo ou de rotina. A recuperação ocorre no início da noite, quando o humor melhora, o que é perfeito para o trabalho criativo.
Citação: “Eu costumava acreditar que o timing é tudo. Agora acredito que tudo é timing”.
8. “24/6: The Power of Unplugging One Day a Week”, por Tiffany Shlain
Estamos todos viciados nos nossos ecrãs, o que pode prejudicar seriamente a nossa produtividade, a nossa saúde e bem-estar. Em “24/6” Tiffany Shlain defende que se faça desintoxicação da tecnologia um dia por semana, a que chama de “Shabat da Tecnologia”. Se lhe parece exagerado, a autora fornece um plano para o fazer com humor, sabedoria e técnicas apoiadas em pesquisa.
Citação: “Se sente que os ecrãs dominam a sua vida, viver 24/6 oferece uma maneira de recuperar a atenção, tempo, perspetiva e – se mais pessoas o fizerem, espero – irá ajudar a nossa humanidade coletiva”.
9. The Autobiography of Benjamin Franklin
Benjamin Franklin “conseguiu ser não apenas um dos pais fundadores mas também abrir uma biblioteca pública, descobrir a eletricidade, negociar com a França, inventar as bifocais e escrever um clássico americano”, diz a escritora e apresentadora de podcast Gretchen Rubin. “É um modelo de produtividade para todos nós”.
De facto, embora Benjamin Franklin tenha escrito a sua autobiografia há séculos, as lições que ele aprendeu são relevantes nos dias de hoje. Além de que Benjamin Franklin tem um sentido de humor retorcido que brilha ao longo do livro. No geral, é uma mudança refrescante e fascinante de ritmo em relação aos outros materiais de leitura de verão.
Citação: “Sempre pensei que um homem de capacidades toleráveis pode operar grandes mudanças e alcançar grandes feitos entre a humanidade se elaborar primeiro um bom plano e, eliminando todos os divertimentos ou outras coisas que desviem a sua atenção, faça da execução desse mesmo plano o seu único estudo e negócio”.
10. “Clockwork: Design Your Business to Run Itself”, por Mike Michalowicz
A maioria dos empreendedores e donos de empresas acredita que os seus negócios se desintegram se eles não estiverem por perto. Mas a que custo? Apesar do que defende Elon Musk, trabalhar sem parar não só sabota a sua produtividade como também compromete a sua saúde, liberdade e relacionamentos.
Em “Clockwork” (2018) Mike Michalowicz, que publicou livros como “Profit First” e “The Toliet Paper Entrepreneur”, descreve como pode fazer a sua empresa funcionar sozinha. Em contrapartida vai alcançar a independência com que sempre sonhou quando arrancou com o seu negócio. Spoiler: tudo se resume a contratar a equipa certa e saber em quem delegar tarefas.
Citação: “O objetivo não é encontrar mais horas no seu dia. Esta é a abordagem da força bruta e, mesmo quando o consegue, só vai preencher esse tempo com mais trabalho. O objetivo é a eficiência organizacional”.
11. “Juliet’s School of Possibilities: A Little Story About the Power of Priorities”, por Laura Vanderkam
Referência para quem procura conselhos sobre produtividade e gestão de tempo, Laura Vanderkam tem obras como “168 Hours”, “Off the Clock” ou “I Know How She Does It”. Neste livro a autora destaca a importância de estabelecer prioridades. Por se tratar de uma leitura tão rápida, é a opção perfeita para mergulhar nos dias quentes de verão.
Citação: “’Não tenho tempo’ significa ‘Não é uma prioridade’. Temos sempre tempo para o que é importante para nós”.
12. “Raise Your Game: High-Performance Secrets from the Best of the Best”, por Alan Stein Jr.
O orador e autor Alan Stein Jr. passou anos a trabalhar com alguns dos jogadores de elite da NBA na qualidade de coach de desempenho, pelo sabe um pouco sobre como se tornar numa pessoa de sucesso.
Em “Raise Your Game” (2019) Alan Stein Jr. partilha hábitos com os quais atletas e líderes de empresas bem-sucedidos entram numa mentalidade positiva e produtiva.
Citação: “Ser equilibrado é superestimado. Use a autoconsciência para duplicar aquilo que faz melhor. Encontre a única coisa que faz melhor que qualquer outra pessoa e continue a apostar nela”.