As 5 cidades europeias mais fáceis para fazer amigos. Lisboa e Porto estão na lista.

Estudo analisou os níveis de sociabilidade e identificou os destinos europeus que são mais acolhedores para expatriados. Porto e Lisboa fazem parte do ranking.

Mudar-se para uma nova cidade pode ser desafiante e tornar os primeiros passos na socialização intimidantes, já que deixa para trás família e amigos. No entanto, vários estudos mostram que manter boas relações traz benefícios para a saúde mental, reduz o risco de demência e melhora o sistema imunitário.

Algumas cidades facilitam mais este processo do que outras. Foi o que uma pesquisa da Compare the Market quis provar, ao analisar fatores como o índice de inclusão, o número de grupos de encontros e locais sociais, além da procura por aplicações de amizade, para identificar os lugares mais receptivos da Europa.

Conheça as 5 cidades europeias mais fáceis para fazer amigos como expatriado, de acordo com a Compare The Market.

Dublin
A capital irlandesa lidera o ranking das cidades mais sociáveis da Europa, com uma pontuação geral de 69,73 em 100. É também a cidade mais populosa entre as cinco primeiras colocadas. Dublin apresenta uma das maiores concentrações de grupos de encontros e locais sociais do continente, tornando-se num ótimo destino para socializar, diz o estudp.

Porto 
Porto ocupa a segunda posição no ranking e empata com Varsóvia, na Polónia, como a cidade com a maior pontuação no Índice de Inclusão da Europa, alcançando 77,66 pontos. Embora seja mais conhecida como um destino turístico pela história e arquitetura, o Porto obteve 63,02 pontos na classificação geral, consolidando-se como uma excelente escolha para quem procura fazer amizades locais.

Lisboa
Seguindo a segunda maior cidade de Portugal, está a capital do país, Lisboa. A cidade apresenta ótimos resultados em todas as categorias, ficando entre as cinco melhores em inclusão e número de grupos de encontros. Comparada a outras capitais incluídas no ranking, Lisboa é relativamente pequena, o que pode facilitar a socialização de expatriados sem a sensação de esta num grande centro urbano, segundo o estudo.

Liubliana
Embora Liubliana, na Eslovénia, apresente um bom desempenho geral em todas as categorias, destaca-se num critério específico. A capital eslovena é a única cidade do ranking com uma média de procuras de quatro dígitos por aplicações de amizade para cada 100 mil habitantes. No ranking geral, Liubliana obteve 58,54 pontos em 100.

Manchester
Uma das maiores cidades da Inglaterra, Manchester é um destino popular para a vida noturna há anos. No ranking, destaca-se pelo número de grupos de encontro, com 112 para cada 100 mil habitantes.

Entre as cidades que ficaram próximas do top cinco estão ainda Amesterdão, Glasgow e Zurique — esta última com o maior número de grupos de encontro por 100 mil habitantes na Europa.

Comentários

Artigos Relacionados